O prefeito de Epitaciolândia Sérgio Lopes (PL-AC) conseguiu um feito digno de se orgulhar: o apoio dos três senadores acreanos, mesmo sendo um prefeito que pertence a ala da direita radical. A convenção, realizada na segunda-feira (29), teve palanque lotado — e ginásio também.
A voz oficial do evento, vereadora de Brasiléia Marinete Mesquita — uma ferrenha adversária da prefeita de Brasiléia Fernanda Hassem (PP-AC) — não hesitou em soltar, nas entrelinhas, algumas farpas ao município vizinho. Ao elogiar o evento lotado, Marinete disparou: “E nem precisou trazer gente de outra cidade”. A plateia foi ao delírio.
Em outro momento, Marinete foi além nas críticas: “Disseram, prefeito, que a gente não pode fazer o Saúde na Comunidade [um programa que leva saúde a moradores de comunidades isoladas]. Pois nós vamos ganhar essa eleição e continuar fazendo”, disse a aplaudida Marinete, que cravou: “A maior bancada está em cima desse palanque”, cutucando, também, a candidatura adversária.
Se esse foi o prenúncio dessas eleições, a previsão do tempo indica que o caldo vai entornar. E vai ultrapassar a velha ponte que liga os dois municípios.
Como se o clima já não estivesse quente, o senador Márcio Bittar, ao pegar o microfone, cravou: “Quero agradecer especialmente ao PSD, por eleger um prefeito bolsonarista”. A plateia fez barulho.
SE RETIROU — Bittar, aliás — coincidência ou não — se retirou do evento ao ser anunciada, sob aplausos, a pré-candidata a prefeita de Brasiléia Leila Galvão (MDB-AC), com quem o senador rompeu recentemente. “Seja bem-vinda, Leila!”, anunciou a animada Marinete.
AGENDA — Fontes desta santa coluna registraram a presença de Márcio numa agenda fechada em Brasiléia, com candidatos proporcionais do PL. Teria, inclusive, acionado o ex-presidente Jair Bolsonaro para abençoar a chapa.
UMA RAZÃO — Minutos depois, apareceu na convenção de Antônio Pedro, em Xapuri. Convenção esta que, aliás, movimentou a cidade. Márcio também não deixou de passar pelo local sem deixar uma fala emblemática: “Tenho uma razão de estar aqui. E essa razão se chama Jair Messias Bolsonaro”. E destacou os recursos empenhados pelo ex-presidente nas terras onde nasceu Chico Mendes.
LEILA x FERNANDA — Por falar em Alto Acre, as ruas eram as de Epitaciolândia, mas o assunto era Brasiléia. Há quem queira saber se a convenção de Leila Galvão irá suplantar a da candidatura da prefeita Fernanda. Uma convenção com cara de improvisada, pouco empolgante, sem a imponência que se espera de quem está no poder.
SULY GUIMARÃES — Era como se o povo da cidade quisesse aclamar outro nome, o da Suly Guimarães. Uma mulher batalhadora, forte, que nunca foi candidata a nada, e saiu do zero para alcançar Leila Galvão nas espontâneas — sem a ajuda que os Hassem poderiam dar.
SERÁ? — Na política, deve-se tomar o cuidado com toda e qualquer atitude, sob o risco de cometer sincericídios. O médico Thor Dantas fez um artigo falando da necessidade de uma frente ampla. Será que, se ele tivesse sido anunciado vice de Jenison, ele acharia uma frente ampla tão importante assim?
AFASTANDO — Com todo esse desnecessário causo, o MDB e toda a frente dos cabeças brancas estão, cada vez mais, afastando a possibilidade de conversar com Jenilson num segundo turno.
TEM APOIO — A fonte é segura: o movimento de Roberto Duarte (Republicanos-AC) apoiar Marcus Alexandre tem o apoio, nos bastidores, de outro parlamentar federal com mandato. A negociação pode vir à tona, existem muitos insatisfeitos nesse jogo.
GILBERTO LIRA PREFEITO — A negociação que efetivou Gilberto Lira como pré-candidato a prefeito de Sena Madureira não nasceu hoje. E quem é leitor desta santa coluna — como em vários episódios — ficou sabendo primeiro.
FUTURO GOVERNADOR — Em praticamente todas as agendas políticas que esta santa coluna esteve, ou teve conhecimento, o senador Alan Rick foi tratado como “futuro governador do Acre”. Além de já ser o maior nesse jogo, Alan ainda tem feito movimentos muito favoráveis.
BATE-REBATE
– Mazinho Serafim disse que quer trabalhar para eleger Gilberto Lira e Antônio Pedro (…)
– (…) Nesse caso, quem se tornaria deputado estadual, na linha de sucessão, seria Francineudo Costa (…)
– (…) Cruza os dedos aí, Francineudo!
– Existe uma ala que tenta a todo custo afastar Socorro Neri do PP (…)
– (…) De onde vem isso?
– Não chamem a ex-deputada Jessica Sales e um motorista de Uber Moto qualquer para tomar tacacá numa mesma cuia (…)
– (…) O risco de desavença é grande!
– Ainda sobre a convenção do PP em Epitaciolândia, não pegou bem desconvidar aliados (…)
– (…) O assunto rende até hoje (…)
– (…) E gerou piadas no palanque de Sérgio!