Bryan Azevedo, de 13 anos, compete nesta sexta-feira (26) no Campeonato Pan-Americano de Taekwondo, em Querétaro, México. Natural de Rio Branco, Bryan foi convocado para representar o Brasil na categoria cadete até 49 kg, juntamente com outros 10 atletas.
Bryan recebeu a convocação em julho deste ano, após conquistar uma vitória importante no President’s Cup, um dos critérios essenciais para entrar na seleção brasileira de taekwondo. Seu pai e treinador, Levy Azevedo, concedeu entrevista à coluna Douglas Richer, do site ContilNet, onde explicou os detalhes da participação de Bryan no evento.
“Para o atleta participar de um evento desse, ele precisa vencer um President’s Cup internacional ou ganhar o Grand Slam e entrar para a seleção brasileira. O Bryan recebeu seu wild card porque ganhou o President’s Cup, ele foi convocado pela federação mundial WT e PATU. Esse é um dos campeonatos mais importantes para o taekwondo, primeiro são as Olimpíadas e depois o Pan-Americano”, explicou Levy.
De acordo com o pai, Bryan treinou intensamente para essa competição, e a confiança está em alta. “Estamos confiantes. Bryan treinou bastante e sabemos que aqui vêm os melhores do mundo”, afirmou Levy.
Nesta sexta-feira, Bryan treina com a seleção brasileira, enquanto no sábado ele passará pela pesagem oficial. As lutas decisivas ocorrerão no domingo. “Estamos otimistas para os próximos dias. Bryan está pronto para enfrentar os desafios e competir com os melhores”, finalizou Levy.