Pimenta: dois nomes disparam como favoritos para o cargo de vice na chapa de Jenilson

O anúncio oficial da chapa já com a escolha do vice-prefeito deverá ser feito nas próximas semanas, com a chegada das convenções partidárias

O PSB anunciou na última semana a candidatura do ex-deputado estadual Jenilson Leite a prefeito de Rio Branco nas eleições deste ano. Sem conseguir avançar com negociações em torno de aliança com outros partidos, a chapa deverá ser puro sangue. A coluna apurou que dois membros do PSB concorrem diretamente pela disputa para concorrer ao lado de Jenilson como vice-prefeito.

Um deles é o médico infectologista Thor Dantas, que ficou conhecido pela atuação a frente da pandemia. Em 2022, ele chegou a ser candidato a deputado federal e obteve mais de 3 mil votos. É um nome dentro do PSB que agrada várias alas do partido.

Outro cotado é o advogado criminalista Sanderson Moura. Conhecido por participar de casos marcantes, ele chegou a ser candidato ao Senado Federal, em 2022, pelo PSOL e obteve quase 3 mil votos.

Thor Dantas, Jenilson Leite e Sanderson Moura/Foto: Reprodução

O anúncio oficial da chapa já com a escolha do vice-prefeito deverá ser feito nas próximas semanas, com a chegada das convenções partidárias.

Quadros importantes

Jenilson disse que se de fato a chapa for puro sangue, o PSB em Rio Branco detém quadros importantes para a disputa. Além de Sanderson e Thor, o próprio ex-deputado federal César Messias, também pode ser um plano C.

Debandada

Mesmo uma chapa pura, a candidatura de Jenilson vai ser responsável pela debandada de vários membros de partidos que já anunciaram apoio a candidatura de Marcus Alexandre. No lançamento oficial do PSB, por exemplo, foi possível ver a presença do pastor Henry Nogueira, do PSOL e de nomes importantes da Rede Sustentabilidade.

Não revela fácil

Quem também deve anunciar o vice nas próximas semanas é o deputado Emerson Jarude. Assim como Jenilson, ele deverá lançar uma candidatura puro sangue no NOVO. Diferente do ex-deputado, Jarude não revela nem sob tortura quem será seu companheiro de chapa. Teremos que esperar as convenções.

Mais uma vez na frente

Quem mais uma vez larga na frente é a chapa Bocalom/Alysson, que já anunciou a data da convenção partidária do partido: 22 de julho. Os dois não querem perder tempo e vão anunciar oficialmente a lista dos 22 candidatos a vereador na capital.

Acerto e tanto

A chapa também teve um acerto e tanto: a escolha de Ricardo Brandão como uma das mentes por trás do plano de Governo da gestão Bocalom/Alysson. O coronel é um dos secretários mais importantes do governador Gladson Cameli.

Um dos favoritos

O Progressistas tem uma lista concorrida de candidatos a vereador em Rio Branco. Um dos favoritos é o do empresário Bruno Moraes. Abraçado pelo deputado Fagner Calegário, ele tem a força de 25 mil servidores terceirizados no Estado. Nas últimas eleições, Bruno teve mais de 5 mil votos para deputado federal (2022) e mais de 3 mil para vereador, em 2020.

Pode ser surpresa

Quem achou que a prefeita de Senador Guiomard, Rosana Gomes teria uma eleição fácil, talvez possa se enganar. O principal adversário dela, Gilson da Funerária, vem fortalecendo a pré-campanha e poderá ser uma surpresa nas eleições deste ano. Ele tem como principais apoiadores o senador Sérgio Petecão, a ex-deputada Vânia Milani e o deputado estadual André Vale.

Legado irredutível

A decana do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Eva Evangelista anunciou que deve deixar o cargo na corte e se aposentar no dia 11 de setembro, dia em que completa 75 anos de idade. Simplesmente uma das maiores juristas da Justiça Brasileira. Deixará um legado irredutível.

Pode vir ao Acre

A ministra do STF, Carmen Lúcia, que preside o Tribunal Superior Eleitoral, poderá desembarcar no Acre nas próximas semanas para verificar o funcionamento das eleições na Amazônia Brasileira.

PUBLICIDADE