Pimenta: Acre terá apenas 8 mulheres candidatas a prefeita em 2024; duas disputam reeleição

De todo o seleto grupo de 8 candidatas, 3 são filiadas ao MDB e disputam a eleição como favoritas

Dos 64 candidatos que concorrem em 22 municípios do Acre, apenas 8 são mulheres. Isso representa 12,5% do total de candidatos nas eleições deste ano. Um número muito abaixo do esperado para um estado cuja a maioria dos eleitores são mulheres.

De todo o seleto grupo de 8 candidatas, 3 são filiadas ao MDB e disputam a eleição como favoritas.

O exemplo mais claro está em Cruzeiro do Sul, segundo maior colégio eleitoral do Acre. Por lá, o MDB aposta todas as suas fichas na candidatura da ex-deputada federal Jessica Sales, que já chegou a liderar com folga as pesquisas de intenção de votos no município. Ela concorre em uma eleição de apenas duas opções. O eleitor terá de escolher entre ela ou o atual prefeito Zequinha Lima do Progressistas.

Jessica Sales concorre à prefeitura de Cruzeiro do Sul/Foto: Juan Diaz/ContilNet

O MDB também vem com força na candidatura da ex-prefeita de Brasiléia, Leila Galvão, que disputa um terceiro mandato no município. Com anos de militância no Partido dos Trabalhadores, Leila deixou a sigla e escolheu o MDB como casa nova. Ela também acumula mandatos de deputada estadual na Assembleia Legislativa do Acre.

Leila já foi prefeita do município por 2 mandatos seguidos. Foto: Reprodução

A ex-prefeita também disputa o cargo em uma eleição de apenas duas opções. O seu único adversário é o atual vice-prefeito de Brasiléia, Carlinhos do Pelado, que concorre ao cargo de prefeito sendo escolhido como sucessor da prefeita Fernanda Hassem, ambos agora no Progressistas.

Por fim, fechando o trio de possíveis prefeitas do MDB, está a vereadora Sara Frank, que disputa as eleições em Capixaba. Ela foi simplesmente a vereadora mais bem votada das últimas eleições no município. É um nome forte para bater de frente com o atual prefeito Manoel Maia, que disputa a reeleição. Assim como as suas outras duas colegas de partido, Sara também vai enfrentar uma eleição com apenas duas opções: ela ou atual prefeito.

Sara Frank, do MDB/Foto: Reprodução

Lista continua

Fora do MDB, as outras 5 candidatas vem de outros 5 partidos diferentes.

É o caso de Feijó, onde o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, apresenta o nome da vereadora mais bem votada das últimas eleições no município: Terezinha Moreira.

Terezinha Moreira, vereadora de Feijó/Foto: Reprodução

Ela havia sido eleita em 2020 no Progressistas, de Gladson Cameli, mas precisou deixar o partido por não ter espaço para disputar a Prefeitura neste ano. O partido optou por lançar Cláudio Braga. Terezinha disputa em uma chapa puro-sangue do PL.

A lista ainda conta com duas professoras no páreo. Em Jordão, município isolado do Acre, a professora Nagela, do Podemos, vai enfrentar o atual prefeito Naudo Ribeiro, do Progressistas e o ex-prefeito Elson Farias, do PCdoB, duas potências no município.

Professora Nagela durante lançamento da candidatura/Foto: Reprodução

Já em Porto Acre, município com 4 candidatos no jogo, há uma professora que disputa o cargo de prefeita com uma chapa puro-sangue tucano: Keila Silva, do PSDB.

Professora Keila, do PSDB/Foto: Reprodução

Apenas duas disputam a reeleição

O Acre tem, atualmente, apenas três prefeitas. Dessas, duas concorrem a reeleição neste ano.

Rosana Gomes, do Progressistas, em Senador Guiomard, enfrentará o maior número de opositores nas eleições deste ano. Além dela, outros quatro candidatos – todos homens -, disputam o cargo.

Rosana Gomes é prefeita de Senador Guiomard/Foto: Reprodução

Ela vai enfrentar um adversário conhecido, Gilson da Funerária. Em 2020, ele foi derrotado por Rosana por uma diferença mínima. O jogo deve ser o mesmo neste ano.

Outra prefeita que disputa a reeleição é Maria Lucineia, do PDT. Esposa do ex-deputado Jesus Sérgio, ela deve enfrentar uma reeleição difícil em Tarauacá, que terá outros dois candidatos, entre eles, o ex-prefeito Rodrigo Damasceno, do Progressistas.

Maria Lucinéia é atual prefeita de Tarauacá/Foto: Reprodução

Vale lembrar …

Vale lembrar ainda, em Rio Branco, que a única candidata a uma cargo no Executivo é a vice-prefeita Marfisa Galvão, do PSD, que disputa a reeleição na chapa de Marcus Alexandre, do MDB.

Nomes em destaque

Falando na disputa pelas cadeiras da Câmara Municipal de Rio Branco, há alguns nomes femininos que precisam de destaque por se apresentarem como quadros importantes e com chances de eleição.

São nomes que possivelmente irão quebrar o tabu de baixa presença de mulheres no parlamento. Atualmente, dos 17 vereadores, apenas 2 são mulheres.

Degmar Kinpara (PSDB), Elzinha Mendonça (PP), Gabriela Câmara (PP), Lana Vaz (PSDB), Lene Petecão (União Brasil), Luciene Vale (PP), Márcia Barbosa (Republicanos), Shirley Torres (PV), Sheila Andrade (PL), Thaís América (MDB) e Vanessa Facundes (NOVO), são mulheres com destaque nas eleições deste ano.

PUBLICIDADE