Agenda seletiva? Bolsonaro vai a Rondônia fazer campanha e deixa Bocalom com Michelle

Confira tudo sobre o cenário político acreano na coluna do jornalista Samuel Willard

Na redes sociais da candidata a prefeita de Porto Velho, Mariana Carvalho do União Brasil, foi anunciada a visita do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no dia 26 de setembro. Mariana terá como vice o pastor Valcenir, que é do mesmo partido de Bolsonaro.

Bolsonaro apoia candidatura de Mariana Carvalho/Foto: Reprodução

O prefeito Tião Bocalom (PL) também anunciou a presença da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro em 27 de setembro – um dia após a visita de Jair Bolsonaro em Porto Velho – e do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) no dia 1º de outubro.

Ainda não se sabe o motivo pelo qual Bolsonaro decidiu prestigiar a candidata do União Brasil no estado vizinho, em vez de estender sua agenda para o Acre, onde a capital conta com um candidato a prefeito correligionário de Bolsonaro e um de seus principais aliados, o senador Márcio Bittar (UB).

Na reta final da campanha, acredito que a presença do próprio Bolsonaro poderia impulsionar ainda mais a candidatura de Bocalom, que já mostra liderança nas últimas pesquisas.

A coluna tentou contato com lideranças do PL no Acre, mas não obteve resposta até o fechamento da matéria.

NOVA PESQUISA

Nesta sexta-feira (20), uma nova pesquisa sobre a corrida eleitoral para a prefeitura de Rio Branco revelou que, na pesquisa espontânea, o prefeito Tião Bocalom (PL) lidera as intenções de voto. No entanto, na pesquisa induzida, a situação se inverte e os candidatos ficam praticamente empatados. A disputa entre Bocalom e Marcus Alexandre (MDB) se mostra cada vez mais acirrada. Na reta final, o prefeito mantém uma campanha estável.

GESTÃO BEM AVALIADA

A pesquisa divulgada também avaliou a popularidade do governador Gladson Cameli (PP), que apresentou uma gestão bem avaliada.

APROVEITANDO O EMBALO

Aproveitando a popularidade em alta, o governador Gladson Cameli (PP) anunciou na manhã desta sexta-feira (20) um novo concurso público da Educação, com previsão de disponibilizar mais de 3 mil vagas no estado. O edital será publicado ainda nesta sexta-feira, em edição extra do Diário Oficial do Estado.

SEM PRESSÃO

A coluna foi informada de que a ausência da vereadora Elzinha Mendonça (PP) no evento promovido pelo secretário Aberson Carvalho na quarta-feira (18) no Maison Borges, se deve a um consenso entre os membros da coordenação de campanha. Eles acreditam que todos os vereadores têm o mesmo direito de se expressar em grandes eventos, sem que haja um favorito ou beneficiado.

PEDIDO NEGADO

O juiz eleitoral da 1ª Zona, Fábio Alexandre Costa de Farias, negou nesta quinta-feira (19) o pedido do Diretório Municipal do partido AGIR de Rio Branco para se retirar da coligação Bora Rio Branco e apoiar a coligação Produzir para Empregar, liderada pelo prefeito e candidato à reeleição Tião Bocalom (PL).

IMUNIDADE TEMPORÁRIA

A partir deste sábado (21), candidatos nas Eleições Municipais de 2024 não poderão ser presos, exceto em caso de flagrante direto, conforme o artigo 236 do Código Eleitoral. A proteção se estende também a mesários e fiscais de partido durante o exercício de suas funções. Para os eleitores, a medida inicia em 1° de outubro, valendo até 48 horas após o pleito, salvo em casos de flagrante, sentença criminal ou desrespeito a salvo-conduto. O TSE esclarece que qualquer prisão deve ser revista imediatamente por um juiz. Além disso, de 5 a 7 de outubro, colecionadores, atiradores e caçadores estão proibidos de transportar armas e munições em todo o país.

AGRESSÃO

De acordo com o site Mâncio Lima em Foco, na manhã desta sexta-feira (20), o candidato a vereador Josemir Melo (PP) e seus apoiadores foram agredidos durante um ato de campanha no centro de Mâncio Lima. O incidente ocorreu durante um Pit Stop, quando militantes do MDB, apoiadores do candidato Chicão, passaram pelo local e iniciaram as agressões. Josemir sofreu ferimentos no rosto e teve seu material de campanha destruído. Entre os feridos, estava dona Olerinda, uma idosa de 60 anos, que também foi agredida e ficou ensanguentada.

PROMETE

O debate promovido pelo curso de jornalismo da Universidade Federal do Acre (UFAC) com os candidatos a prefeito de Rio Branco acontecerá na noite desta sexta-feira (20) e promete discussões calorosas. A transmissão será realizada pelo canal oficial do curso de jornalismo no YouTube.

PUBLICIDADE