Saúde do Acre já tem leitos de UTI em ‘stand by’ para possível surto de síndrome respiratória

Plano de Contingência Estadual ja foi colocado em prática

Várias secretarias do Governo do Estado reuniram a imprensa nesta terça-feira (3), quarta noite de Expoacre 2024, para anunciar as medidas emergenciais que serão tomadas para enfrentar a poluição do ar e as fumaças que atingem o Acre nos últimos dias.

Em relação a Secretaria de Estado de Saúde, por exemplo, o secretário Pedro Pascoal, anunciou que o embora o estado esteja registrando índices esperados de ocupação de leitos de UTI pediátrica, a pasta já deixou 10 em ‘stand by’ para um possível surto de síndromes respiratórias em crianças.

Leitos de UTI/Foto: Reprodução

O médico também informou que a secretaria vem observando um aumento na procura nas unidades de Saúde de doenças atreladas a seca extrema e a poluição do ar.

“Estamos observando um aumento nas unidades hospitalares, UPAs e pronto-socorros, mas tranquilizando em relação a taxa de ocupação de leitos, que é o fator mais determinante para a tomada de decisões, podemos usar como exemplo a UTI pediátrica, que atualmente está com ocupação de 60%, desse total, 58% ocasionada por síndromes respiratórias. Estão dentro do padrão, dentro da zona de segurança para atendimentos”.

Ele lembrou que além disso, o Plano de Contingência Estadual ja foi colocado em prática e pediu para que os municípios estendam o horário de atendimento nas unidades municipais, assim como aconteceu em Rio Branco.

Pascoal finalizou esclarecendo que os pacientes mais suscetíveis a piora do quadro de síndrome respiratória são os menores de 5 anos de idade e maiores de 60 anos, assim como as gestantes.

Veja o vídeo:

play-sharp-fill

Assista ao vivo a transmissão da 4º noite da maior feira do Acre, pelo ContilNet e Sans Filmes:

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Descubra mais sobre ContilNet Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading