Esequiel Barbosa da Silva, funcionário da Enel, morreu na tarde de sábado (12), durante operação para volta da rede elétrica na região metropolitana de São Paulo, o eletricista foi atingido por uma árvore e não resistiu. O acidente aconteceu na cidade de Cajamar.
Silva estava no time que tenta corrigir a falta de energia após uma tempestade atingir a região na última sexta-feira (11). Em nota, Enel lamenta o ocorrido e afirma que está em contato com a família do colaborador para prestar todo o apoio necessário.
Após 72 horas, até o momento, cerca de 340 mil residências estão sem energia ainda, a maior parte na periferia da zona sul da cidade. Segundo a Polícia Militar, pelo ao menos cinco manifestações ocorreram nesta segunda-feira (14) devido à falta de luz.
O ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, determinou no domingo (13) que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) elabore um plano de “ações emergenciais” com objetivo de restabelecer a energia elétrica em São Paulo. Silveira também cobrou “colaboração de todas as concessionárias”.
De acordo com a Defesa Civil, a chuva desta sexta-feira (13), responsável pelo apagão, foi a maior rajada de vento já registrada na região metropolitana, com 107,6 km/h e deixou sete mortos em todo estado.