O nível do Rio Acre voltou a subir nesta quarta-feira (13), após 54,08mm de chuvas, que durou toda a noite de terça-feira e madrugada desta quarta. O manancial amanheceu com 02,46 metros, o que significa um aumento de 40 centímetros de 24 horas.
Segundo a Defesa Civil de Rio Branco, o volume de chuvas nas últimas 24 horas foi um dos maiores do ano. Para a semana, há previsão de chuvas para toda a Bacia do Rio Acre, o que deve aumentar ainda mais o nível do rio.
Veja previsão
Na quarta-feira, logo nas primeiras horas, de mais uma onda polar, a de número 22 deste ano, que vai diminuir a temperatura, principalmente em Rio Branco, Brasileia e demais municípios do leste e do sul do estado.
O pesquisador Davi Friale disse ainda que a temperatura vai cair cerca de 10ºC em relação aos dias anteriores, cujas máximas ficaram em torno de 34ºC. “Assim, nesta quarta-feira, a maior temperatura, durante o dia, em Rio Branco e Brasileia, deve ficar abaixo de 26ºC, podendo até ficar inferior a 23ºC, em alguns municípios”, explicou.
Com a chegada da onda polar, as condições atmosféricas ficam altamente favoráveis à ocorrência de chuvas intensas a partir de terça-feira.
Friale alerta ainda para a alta probabilidade de temporais, principalmente no centro do Acre e no Vale do Juruá.
“Na quinta-feira, dia 14, o tempo fica bom em Rio Branco e Brasileia, com predomínio de sol com nuvens. No fim de semana, já a partir de sexta-feira, o calor abafado e as chuvas pontuais, que podem ser fortes, voltam a predominar”, finalizou.