A médica pneumologista Célia Rocha divulgou recentemente um vídeo alertando sobre possíveis problemas relacionados à falta de ar. Além disso, ela ainda salienta que sentir a falta de ar não é ligada, necessariamente, aos problemas respiratórios.
No vídeo, a pneumologista pontua ainda que a ansiedade pode sim ser uma das causadoras da falta de ar.
“Ter falta de ar por causa da ansiedade é uma coisa, por um problema respiratório é outra questão. Se você sentir falta de ar, e é aterrador sentir isso, e não tem problema respiratório, você vai ficar assustado, porque o ar que você respira não é suficiente para as necessidades do corpo”, explica.
Célia Rocha ainda dá dicas do que fazer para tentar solucionar a falta de ar, quando causada por ansiedade.
“Se tiver uma falta de ar repentina, você respira fundo, segura entre um e dois segundos e solta entre dois e quatro segundos, se passou o sintoma, tudo leva a crer que era ansiedade, mas o importante é descobrir o motivo”, ressalta a médica.
Rocha destaca ainda que, em caso de problemas de origem respiratória, a falta de ar será mais duradoura, e aparece em outros sintomas como tosse e chiados no peito.
“Diante de qualquer coisa desta natureza o importante é procurar o seu médico da maneira mais rápida possível, diagnosticar a causa dessa falta de ar é fundamental” ressalta.
VEJA: