Muito se fala sobre os relacionamentos de Ayrton Senna com Adriane Galisteu e Xuxa, mas um dos pontos altos da vida amorosa dele foi com uma anônima. Lilian de Vasconcellos foi a única esposa do esportista e tem parte de sua história contada em Senna, nova série da Netflix que estreou nesta sexta-feira (29/11).
Interpretada por Alice Wegmann na trama, ela e
steve na vida de Senna desde a infância, quando os dois se conheceram no bairro em que moravam, em São Paulo. Na juventude, a amizade se transformou em namoro e logo evoluiu para um relacionamento ainda mais sério.
Os dois se casaram em 1981, pouco antes do piloto dar os primeiros passos rumo à Fórmula 1 na Inglaterra. Mas o casamento durou pouco. Quando ela decidiu que queria morar no Brasil e ele, que desejava seguir a carreira automobilística, na Europa, os dois se separaram e assinaram o divórcio em 1983.
Enquanto o ex-marido se tornou um dos nomes mais famosos do país, Lilian optou por uma vida mais tranquila e seguiu longe dos holofotes. No entanto, existem alguns registros de entrevistas que ela deu nos últimos anos.
Em uma entrevista de 2020, ela confirmou que eles moraram juntos em um condado de Londres por dois anos. “Foi uma coisa muito bacana, aproveitamos muito. Eu lavava, passava, costurava, fazia de tudo. Era dona do dinheiro, porque ele não gostava de mexer com dinheiro. Tivemos uma paixão muito grande. Um amor grande um pelo outro”, afirmou ao Balanço Geral na época.
Mesmo sendo parte significativa da história de Ayrton Senna, Lilian ficou de fora do documentário Senna: O Brasileiro, O Herói, O Campeão, lançado em 2010. Na época, ela não gostou nada do corte e criticou a família do piloto pela decisão.
“Me incomodou. Vou dizer que me incomodou bastante. Que pelo menos citassem o meu nome, me procurassem para saber se eu queria que citassem meu nome”, disse.
Como Lilian de Vasconcellos é retratada em Senna
A única esposa do piloto aparece logo nos primeiros episódios da série e é vivida por Alice Wegmann. Segundo a atriz, ela teve acesso a cartas escritas por Ayrton Senna nas quais ele falava um pouco sobre o relacionamento com Lilian.
“A família do Senna foi super generosa com a gente. O Gab (Gabriel Leone, que interpreta Ayrton Senna) recebeu essas cartas e compartilhou comigo, e através dessas histórias reais a gente foi construindo nossos personagens”, disse ao Metrópoles.
Senna teve filhos?
Outro assunto sobre o qual pouco se fala é se o homem que se tornou um herói nacional após a morte, em maio de 1994, teve filhos. A resposta é fácil: ele não deixou herdeiros. Mas chegou perto disso.
Ainda segundo a entrevista de Lilian de Vasconcellos de 2020, ela chegou a engravidar do piloto enquanto eles estavam casados. “Depois de três ou quatro semanas sentindo enjoo, algumas coisas assim, fui ao médico e ele me disse que eu estava grávida. Eu perdi o bebê espontaneamente. Dois dias depois de voltar de uma corrida, eu perdi. Tive um aborto espontâneo”, relatou.