Um acidente com um teleférico em uma estação de esqui no nordeste da Espanha deixou “vários feridos”, alguns em estado grave, informaram as autoridades e a mídia local neste sábado. O incidente ocorreu nesta manhã na estação de esqui de Astún, nos Pirineus Aragoneses, no nordeste do país, perto da fronteira com a França, quando um teleférico se desprendeu e as pessoas que estavam nele caíram. De acordo com o primeiro relatório provisório fornecido pelo Governo de Aragão à imprensa espanhola, o acidente deixou ao menos 30 feridos. Nove deles têm quadro considerado muito grave e outros oito, grave.

Acidente com teleférico em estação de esqui deixa feridos na Espanha — Foto: Reprodução / X
De acordo com a mídia local, o número de feridos pode ser ainda maior, chegando a 40 pessoas. Nas primeiras informações de veículos espanhóis consta haver pelo menos nove feridos graves, dez feridos menos graves e vinte feridos leves.
O acidente aconteceu após o cabo de um teleférico se soltar, fazendo com as pessoas que estavam nele caíssem. Segundo a guarda civil local, o equipamento operava a 15 metros de altura. Na rede social X, o órgão destacou que participam dos resgastes equipes de guardas civis do Grupo de Resgate e Intervenção de Montanha, Serviço Aéreo e Segurança Cidadã, junto com os demais serviços de emergência.
“Acidente com teleférico na estação de esqui de Astún, com vários feridos”, anunciaram os serviços de emergência da região de Aragón na rede social X.
Accidente en Astún. Se ha caído la silla de Canal Roya. Por suerte estamos bien pero hay heridos, hemos visto varias camillas bajando. Ánimo. #Astun pic.twitter.com/KiwVUrvCRQ
— Jaime Pelegrí (@jaimepele) January 18, 2025
“De repente ouvimos um barulho e caímos direto no chão, dentro da cadeira. Nós saltamos para cima e para baixo umas cinco vezes e nossas costas estão bastante doloridas e temos hematomas, mas houve pessoas que caíram das cadeiras”, disse María Moreno, que estava no equipmaneto, à televisão pública TVE.
“Ficamos com muito medo”, disse Maria, que estimou que deve haver pessoas gravemente feridas porque “a cadeira realmente as atingiu diretamente” ao cair.
“Foi como se um cabo tivesse se soltado e, de repente, todas as cadeiras começaram a cair e as pessoas saíram voando”, disse outra testemunha, um jovem, à televisão pública TVE.
No local, foram acionados cinco helicópteros e 15 ambulâncias para evacuar os feridos para hospitais próximos. Um hospital de campanha foi montado na estação de esqui, disseram os serviços de emergência.
Colaboramos en las tareas de auxilio tras un accidente en la estación de esquí de Astún (Huesca) donde se ha descolgado una línea de telesilla de 15 metros de altura. Participan guardias civiles del Grupo de Rescate e Intervención en Montaña, Servicio Aéreo y Seguridad Ciudadana… pic.twitter.com/weioCLGGOc
— Guardia Civil (@guardiacivil) January 18, 2025
“Informado sobre o acidente na estação de esqui de Astún, estou me deslocando para o local”, afirmou no X o presidente regional de Aragão, Jorge Azcón, que garantiu que todos os recursos necessários “estão sendo mobilizados para atender as pessoas afetadas e feridas”.
“Impactado pelas notícias do acidente na estação de Astún”, escreveu no X o presidente do governo espanhol, o socialista Pedro Sánchez, que informou ter conversado com Azcón para “oferecer todo o apoio” do Executivo.