O problema de chantagem e intimidação é que elas sempre funcionam quando não resta outro caminho ao chantageado e intimidado, e esse é o caso do Brasil em relação a Donald Trump.
STF, Lula e imprensa podem ficar com todo essa discurseira de defesa da soberania nacional, mas no mundo real, onde empresário tem de faturar e trabalhador tem de receber salário, soberania é sobreviver, prover os filhos, tocar a vida.
Esse pacote que, como era previsível, o governo embrulhou em marca eleitoreira não vai solucionar o imenso problema dos exportadores para os Estados Unidos e, ao mesmo tempo, vai esculhambar ainda mais as contas governamentais.
Leia também
-
Sanções de Trump: EUA amplia ofensiva e chega a nomes do governo Lula
-
Servidor alvo de Trump visitou Cuba pelo governo em 2014
-
Eduardo Bolsonaro faz alertas ao comentar novas sanções de Trump
Era preciso fazer alguma coisa imediatamente? Era. Mas só ingênuos acreditam que bufunfa arrecadada por governo é separada em gavetinhas. Não é. Esse negócio de que os R$ 30 bilhões desse pacote vão sair de um dinheiro que estava parado no Fundo de Garantia à Exportação é truque contábil.
Você pode dar a rubrica que quiser, inventar superávit aqui para compensar rombo acolá, que a bufunfa governamental é uma só — e, quanto mais curta ela é para os gastos, mais o governo tem de pegar emprestado, e mais ele tem de pintar papel e fazer crer que é dinheiro.
Chantagem e intimidação funcionam, eu ia dizendo, e a realidade é que somos fracotes para fazer frente ao colosso americano. Não adianta jogar a culpa pela nossa fraqueza nos gringos: trabalhamos para ser coisinha miúda há séculos, repita-se.
Se não a esta altura, a uma altura logo ali adiante, a questão que deverá gritar mais alto é se vale mesmo a pena sacrificar o país para que um desclassificado como Jair Bolsonaro e os demais cretinos do 8 de janeiro mofem na prisão.
A questão que deverá gritar mais alto é se não é insano imolar empresários e trabalhadores para manter o STF fora do seu leito constitucional, como tribunal censor e dado a justiçamentos, que fere a democracia em nome da defesa da democracia.
Logo ali adiante pode-se concluir que, embora Donald Trump esteja errado, isso não significa que estejamos inteiramente certos. E que a saída menos dolorosa para a chantagem e a intimidação é o STF recolher-se ao seu papel e não atuar para impedir que o Congresso possa votar uma anistia aos condenados pelo tribunal.
