A dona de casa Maria Terezinha Lopes da Silva, 60 anos, residente no bairro São Felipe, em Sena Madureira, vem enfrentando um sério problema de saúde. Recentemente, ela foi diagnosticada com Hidatidose, também conhecida como doença da paca.
Conforme relatos da família, a doença atingiu o fígado da mesma. “Estamos passando por uma situação difícil. Minha mãe sente dores constantemente e febre”, destacou Luana Lopes, filha.

Hidatidose, ou doença da paca, é uma doença parasitária crônica causada por parasitas do gênero Echinococcus | Foto: Cedida
A família está recorrendo às pessoas de bom coração para levar dona Maria Terezinha para Rio Branco ou até mesmo para fora do Acre. “Quem puder nos ajudar com qualquer quantia, a gente agradece de coração. Precisamos realizar esse tratamento o quanto antes. Ela está perdendo peso, além dos demais problemas já relatados”, acrescentou.
Os interessados em ajudar a dona Maria Terezinha, a chave pix é: 68984095033. Está em nome de Pelegrina Lopes de Lima.
O QUE É A HIDATIDOSE?
Hidatidose, ou doença da paca, é uma doença parasitária crônica causada por parasitas do gênero Echinococcus, que formam cistos (bolhas d’água) principalmente no fígado e pulmões de humanos e outros animais. A transmissão ocorre pela ingestão de ovos do parasita presentes em alimentos, água ou solo contaminados, geralmente através das fezes de cães infectados. O nome “doença da paca” está ligado a um dos hospedeiros intermediários específicos, a paca, encontrada na região amazônica.
