O voo LA3581 da Latam, que saiu de São Paulo com destino a Brasília, realizou um pouso não programado no Aeroporto Estadual Dr. Leite Lopes, em Ribeirão Preto (SP), na noite desta quinta-feira (29), após um power bank de um passageiro pegar fogo durante o trajeto.
Segundo a administração do aeroporto, o pouso foi feito normalmente, mas acompanhado por equipes de segurança e bombeiros do aeródromo devido ao alerta de fogo a bordo.
O assessor da Rede Voa, concessionária que administra o terminal, Ângelo Augusto, explicou que a situação foi controlada pela tripulação ainda durante o voo. De acordo com ele, três passageiros passaram mal por causa do susto e foram atendidos pela equipe médica do aeroporto, ainda na pista, após o pouso.
ANAC reforça regras para transporte de baterias de lítio
Em nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) destacou que baterias de íon-lítio podem ser transportadas em bagagem de mão, desde que dentro dos limites de potência e não excedam 160 Wh.
A agência reforçou que esse tipo de bateria não pode ser levado em bagagem despachada em aeronaves de passageiros no Brasil. A proibição tem como objetivo reduzir riscos de explosão e incêndio causados por baterias danificadas ou em curto-circuito.
A ANAC informou ainda que, em outubro de 2025, publicou um aviso de segurança operacional com recomendações a operadores e passageiros sobre o uso e transporte de dispositivos eletrônicos alimentados por baterias de lítio, incluindo power banks.

