O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, visitou nesta semana as obras do Viaduto Mamedio Bittar, que já se encontram em fase final de execução. A estrutura, localizada em um dos pontos mais movimentados da capital, já recebeu asfalto sobre o concreto e passa agora por ajustes técnicos e serviços complementares.
Durante a visita, o gestor destacou que a obra entra no estágio de correções finais, comuns nessa etapa, além do avanço nos serviços de iluminação pública, que já estão sendo organizados pela Secretaria de Cuidados com a Cidade. Segundo Bocalom, a expectativa da prefeitura é realizar a inauguração no início de 2026.
“Estamos agora fazendo as devidas correções que tem que ser feita normalmente e aqui a equipe da Secretaria de Cuidados com a Cidade, que cuida da parte da iluminação pública, também já está aí se organizando para continuar a colocação dos postes aqui em cima do viaduto e ao longo aqui da avenida, então eu tenho certeza absoluta que eu acredito que lá pelo dia 28 de fevereiro a gente possa fazer uma bela inauguração.”
Na entrevista, o prefeito também afirmou que o viaduto representa mais do que mobilidade urbana, sendo um símbolo de valorização da capital acreana e de mudança na forma como Rio Branco é vista.
“Nós vamos acabar com essa história de que Rio Branco é uma cidadezinha interiorana, não, ela é a capital de todos os acreanos, então o acreano precisa ter orgulho dela e para isso ela tem que ser tratada como capital e é isso que nós estamos fazendo.”
Além da conclusão do Viaduto Mamedio Bittar, Bocalom anunciou novas obras de infraestrutura viária ao longo da Avenida Ceará. De acordo com ele, a prefeitura já está em processo de licitação de outro viaduto na região do Horto Florestal e também determinou a elaboração de um novo projeto para o cruzamento da Avenida Floriano Peixoto com a Ceará, considerado um dos principais gargalos do trânsito.
“Além dos dois viadutos aqui, já está licitando o viaduto ali do outro florestal e já mandei preparar um outro projeto também para o outro viaduto ali da Floriano Peixoto com a Ceará, que também é um gargalho que a gente precisa resolver.”
Com a previsão de entrega do Viaduto Mamedio Bittar para fevereiro de 2026, a prefeitura aposta que o conjunto de intervenções vai melhorar significativamente o fluxo de veículos e consolidar a Avenida Ceará como um dos principais corredores de mobilidade urbana de Rio Branco.

