Muito embora esteja em 26º lugar em competitividade, o Acre tem ganhado espaço no cenário econônomico brasileiro. Pelo menos, é o que aponta o Ranking de Competitividade dos Estados 2025, por meio de um levantamento que colocou o Estado em 3º lugar na região Norte e em 6º ranking nacional no pilar de Potencia de Mercado. As informações são desta quarta-feira (4), divulgadas nas redes sociais do Centro de Lideranças Públicas (CLP).
SAIBA MAIS: Rio Branco fica em 18º lugar entre as capitais em acesso à saúde, aponta CLP
Na postagem, verifica-se que o Estado está a frente de outras unidades federativas com PIBs mais robustos, como o Pará e o Amazônas. De acordo com os dados, o pilar de Potencial de Mercado avalia o tamanho da economia e a capacidade de expansão nos próximos anos, levando em consideração fatores como crescimento recente do PIB, perspectiva de ampliação da força de trabalho e condições do mercado de crédito.

O principal destino dos acreanos é o estado de Rondônia/Foto:
Davi Sopchaki
No ranking regional, o Acre fica atrás apenas de Roraima e Tocantins, e à frente de Amapá, Rondônia, Pará e Amazonas.
Com peso de 8,2% na composição geral do Ranking de Competitividade, o pilar reforça que o potencial de mercado não depende exclusivamente do tamanho da economia, mas da capacidade de crescer de forma sustentável e gerar oportunidades reais no médio e longo prazo.

De acordo com o CLP, o pilar de Potencial de Mercado avalia o tamanho da economia e a capacidade de expansão nos próximos anos. Foto: Reprodução/CLP
