A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) anunciou nesta quarta-feira (4), que o Acre registrou, em 2025, o menor número de letalidade policial da última década.

Segundo a pasta, o resultado reforça a efetividade das políticas públicas adotadas na área da segurança/Foto: Reprodução
O levantamento foi feito pela Diretoria de Inteligência da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Segundo a pasta, o resultado reforça a efetividade das políticas públicas adotadas na área da segurança.
Segundo os números levantados, o Estado registrou 9 episódios de mortes decorrentes de intervenção policial em 2025, somando 204 ocorrências no total acumulado desde 2016. Com esse resultado, figura como o segundo menor volume absoluto entre todas as unidades federativas no ano, superado apenas por Roraima, que contabilizou quatro casos.
Na avaliação proporcional, considerando a taxa por 100 mil habitantes, o Acre também apresenta indicador favorável. O estado ocupa a sétima posição mais baixa do país, mostrando que o recuo não se explica apenas pelo tamanho da população, mas por uma queda efetiva e contínua nesse tipo de registro.
O histórico anual aponta que o maior patamar foi alcançado em 2017, quando houve 40 ocorrências. A partir dali, iniciou-se um movimento de redução gradual. No intervalo entre 2020 e 2025, a diminuição chega a cerca de 66%, levando 2025 ao menor nível de toda a série observada. Desde 2021, a curva de queda se intensificou, com recuos sucessivos a cada ano.
