0
Mais de 60 toneladas de lixo foram recolhidas na Praça Orleir Cameli após o “Carnaval Cultural Magid Almeida 2026”, em Cruzeiro do Sul. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (18) pela prefeitura.
Ao todo, foram retiradas 62 toneladas de resíduos ao longo das quatro noites de festa, sendo 35 toneladas de lixo orgânico, 14 toneladas de materiais recicláveis e o restante composto por outros tipos de resíduos.
A programação carnavalesca na segunda maior cidade do Acre começou no sábado (14) e foi encerrada na terça-feira (17). As equipes de limpeza iniciavam os trabalhos logo após o término da festa, por volta das 3h da madrugada. O último dia foi o que apresentou maior volume de resíduos, com 22 toneladas recolhidas.
Volume de lixo por dia;
•Sábado (14): 12 toneladas
•Domingo (15): 17 toneladas
•Segunda-feira (16): 11 toneladas
•Terça-feira (17): 22 toneladas
•Total: 62 toneladas
A manutenção do espaço contou com caminhões-pipa, mutirões de limpeza, varrição, coleta e lavagem das vias no entorno da praça. “O Centro da cidade não ficou nenhum dia sujo. Todos os dias amanheceu limpo e pronto para o comércio iniciar suas atividades”, destacou o secretário de Obras, Carlos Alves.
De acordo com o secretário da Casa Civil, Ney Williams, o evento reuniu entre 20 e 25 mil foliões por noite. “Não foi registrada nenhuma ocorrência grave e não houve detenções, o que demonstra que a nossa festa foi extremamente tranquila”, afirmou.
Segundo a prefeitura, a estrutura de segurança contou com mais de 50 policiais militares, 40 seguranças privados, além do suporte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros.
