Jovem que catou latinha para ajudar mãe vira servidor efetivo da Educação no Acre

Mesmo diante das dificuldades financeiras, nunca abriu mão dos estudos

História de Hudson Oliveira é marcada por superação, esforço e confiança
História de Hudson Oliveira é marcada por superação, esforço e confiança/Foto: ContilNet

A trajetória de Hudson Maia é marcada por superação, esforço e confiança na educação como instrumento de transformação. Natural de Sena Madureira, no interior do Acre, ele teve uma infância simples ao lado da mãe, Ivone Cerqueira Maia, que trabalhava como margarida na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). Para ajudar nas despesas de casa, Hudson chegou a recolher latinhas pelas ruas da cidade.

Mesmo diante das dificuldades financeiras, nunca abriu mão dos estudos. De família humilde, com raízes na comunidade Cazumbá no rio Caeté, ele enxergou na educação a oportunidade de mudar sua realidade e construir um futuro diferente. Na tarde desta terça-feira (10), Hudson foi empossado como servidor efetivo da Secretaria de Estado de Educação (SEE), após ser aprovado em concurso público promovido pelo Governo do Acre, no cargo de Apoio Administrativo Educacional. A conquista representa não apenas estabilidade profissional, mas a concretização de um sonho construído ao longo de anos de dedicação.

Ao longo da sua caminhada, Hudson atuou como prestador de serviço na Secretaria Municipal de Educação de Sena Madureira entre 2017 e 2024. Em 2025, passou a integrar o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da SEE, onde trabalhou como professor de informática. Ex-estudante do Instituto Federal do Acre (IFAC), é formado como Técnico em Informática e graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIGRAN.

Hudson chegou a recolher latinhas pelas ruas da cidade.

Hudson chegou a recolher latinhas pelas ruas da cidade/Foto: ContilNet

A posse simboliza uma virada definitiva em sua história e reforça o poder transformador da educação.

“Eu vim de uma realidade muito simples, mas sempre acreditei que a educação seria o caminho para mudar a minha vida. Essa posse representa a realização de um sonho e mostra que, mesmo diante das dificuldades, é possível vencer por meio do estudo. Hoje tenho ainda mais responsabilidade de contribuir com a educação do nosso estado e de inspirar outros jovens a não desistirem dos seus sonhos”, destacou Hudson.

PUBLICIDADE