Lula empata com Flávio Bolsonaro, Michelle e Tarcísio, diz pesquisa

lula-empata-com-flavio-bolsonaro,-michelle-e-tarcisio,-diz-pesquisa

Uma nova pesquisa do instituto Meio/Ideia sobre as eleições presidenciais de 2026 aponta um cenário de empate técnico entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e três possíveis adversários no segundo turno: o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (4).

  • Simone Tebet afirma que deixará Ministério do Planejamento em março

De acordo com o levantamento, as diferenças entre Lula e esses três nomes ficam dentro da margem de erro, que é de 2,5 pontos percentuais. Contra Flávio Bolsonaro, o presidente aparece com 45,8% das intenções de voto, enquanto o senador marca 41,1%. No confronto com Tarcísio de Freitas, Lula tem 44,7%, ante 42,2% do governador paulista. Já na simulação contra Michelle Bolsonaro, o petista registra 45%, contra 40,7% da ex-primeira-dama.

A pesquisa ouviu 1.500 pessoas entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro e tem nível de confiança de 95%.

Em outros cenários testados, Lula aparece com vantagem mais confortável, fora da margem de erro, diante de nomes da direita. Contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o presidente venceria por 45% a 34,5%. Em uma eventual disputa com o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), o placar seria de 45% a 38%.

O levantamento também simulou um confronto entre Lula e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD). Nesse cenário, o petista aparece com 45,4% das intenções de voto, contra 21% do adversário, enquanto o percentual de brancos e nulos chega a 24,1%. Já contra o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), Lula venceria por 45% a 34%.

Leia mais no BacciNotícias:

  • Se liga! Lula usa Carnaval de 2026 para turbinar pré-campanha à reeleição; veja agenda
  • Flávio Bolsonaro dispara contra Lula: ‘Apoia terroristas’
  • Pré-candidato à presidência faz ameaças a Flávio Bolsonaro: ‘O traíra tem que morrer’