O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) e da Secretaria de Estado de Administração (Sead), realiza nesta terça-feira (10) a cerimônia de posse de novos professores e servidores de apoio administrativo. A iniciativa tem como objetivo recompor o quadro de profissionais efetivos da rede estadual de ensino.
O evento ocorre no auditório do Teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco, e de forma simultânea em todos os municípios do estado. Ao todo, estão sendo empossados 571 novos profissionais, sendo 71 professores e 500 servidores de apoio administrativo. Na capital, a cerimônia contempla 49 professores e 195 servidores da área administrativa.
O secretário de Educação do Acre, Aberson Carvalho, destacou que o prazo para assinatura do termo de posse se encerra nesta terça-feira.
“Estamos na expectativa de que todos os convocados, em todo o estado, assumam hoje, que é o prazo final para a assinatura do termo de posse. É com muita alegria que realizamos a terceira posse de profissionais da educação. Ao todo, já ultrapassamos a marca de 1.800 profissionais efetivos contratados”, afirmou.
Segundo Aberson, a gestão do governador Gladson Camelí prevê a contratação de cerca de 4 mil profissionais efetivos ao longo do mandato. “Isso representa o maior número de contratações efetivas realizadas por um único governo e demonstra o compromisso do governador com a educação”, destacou.

O evento ocorre no auditório do Teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac)/Foto: Reprodução
O secretário também ressaltou que a entrada dos novos servidores contribui para a redução do número de profissionais provisórios na rede estadual, com diminuição superior a 2.500 contratos temporários. “Não é possível eliminar completamente o profissional provisório, porque sempre há afastamentos por licença, aposentadorias e outros fatores. Além disso, os concursos públicos seguem prazos e calendários específicos. No entanto, a convocação desses profissionais efetivos ajuda a estabilizar o sistema educacional, garantindo permanência, formação continuada e mais equidade e qualidade no chão da escola”, explicou.
Por fim, Aberson Carvalho adiantou que o Acre pode realizar um novo concurso público para a área da Educação em 2027. “Estamos trabalhando com a previsão de que um novo concurso efetivo seja realizado em 2027”, concluiu.
