Rio Juruá permanece estável em Cruzeiro do Sul, mas Defesa Civil espera elevação

Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros passaram a realizar a medição do nível do Rio Juruá por meio de uma régua instalada no bairro da Várzea

O nível do Rio Juruá marcou 13,43 metros na manhã desta quarta-feira (4), em Cruzeiro do Sul, segundo dados da Defesa Civil Municipal. O manancial permanece no mesmo patamar desde a manhã de terça-feira (3), por volta das 9 horas, porém a tendência ainda é de elevação nas próximas horas.

O nível do Rio Juruá marcou 13,43 metros na manhã desta quarta-feira (4), em Cruzeiro do Sul, segundo dados da Defesa Civil Municipal.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, mesmo com a estabilidade momentânea, o volume de água que desce dos municípios de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo deve influenciar no aumento do nível do Rio Juruá na região. Foto: Reprodução

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Júnior Damaceno, mesmo com a estabilidade momentânea, o volume de água que desce dos municípios de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo deve influenciar diretamente no aumento do nível do rio na região. “O rio está estabilizado desde ontem, mas a tendência é de subir ainda hoje, porque a água desses municípios vai chegar até aqui”, explicou.

SAIBA MAIS: Rio Juruá segue subindo e já afeta mais de 10 bairros e comunidades rurais em Cruzeiro do Sul

Desde a terça-feira, equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros passaram a realizar a medição do nível do rio por meio de uma régua instalada no bairro da Várzea, em Cruzeiro do Sul. A medida foi adotada após a identificação de falhas e oscilações nas leituras do aplicativo HidroWeb, sistema administrado pela Agência Nacional de Águas (ANA).

Segundo o coordenador de desastres da Defesa Civil, Iranilson Neri, a diferença entre os dados do sistema e da medição manual chegou a 13 centímetros, o que motivou a adoção da régua como referência oficial. “A diferença entre a régua e o sistema chegou a 13 centímetros. Por isso, optamos pela medição da régua”, afirmou.

VEJA TAMBÉM: Rio Juruá segue subindo e já afeta mais de 10 bairros e comunidades rurais em Cruzeiro do Sul

PUBLICIDADE