O senador Sérgio Petecão encaminhou um ofício à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) exigindo a destituição de Pablo Bregense da liderança do Partido Social Democrático (PSD) nesta terça-feira (11).
Petecão explicou que a decisão atende à solicitação da maioria dos membros do Diretório Estadual, Nacional e dos filiados, devido à insatisfação geral após Bregense apoiar o senador Márcio Bittar nas eleições de 2026.
VEJA TAMBÉM: Pablo Bregense diz que cometeu gafe ao declarar apoio a Bittar e pede desculpas ao PSD e Petecão
O pedido de desculpas público feito por Bregense na tribuna da Aleac nesta terça-feira (11) não apaziguou a situação. O senador Petecão, presidente do PSD, destacou que o partido ficará sem liderança até nova decisão.
Ele enfatizou que nem mesmo o deputado Eduardo Ribeiro seria considerado para substituir Bregense.
Entenda
Na última semana, o deputado estadual Pablo Bregense (PSD), havia declarado voto à reeleição do senador Marcio Bittar, do União Brasil, nas eleições de 2026. No vídeo, o deputado disse que por enquanto, o senador era o único político do Acre a ter seu voto assegurado.
A declaração causou mal-estar entre a cúpula do PSD. Acontece que o partido já tem um candidato ao Senado nas próximas eleições estaduais: o senador Sérgio Petecão, que vai disputar a reeleição.
ENTENDA: Pablo Bregense pode perder cargo na liderança do PSD por declaração de voto a Bittar
O presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, chegou a informar que não descartava a cassação de Bregense, que poderia ser destituído da função e perder o mandato.
Na sessão da Assembleia Legislativa desta terça-feira (11), Bregense disse que cometeu uma gafe ao declarar apoio a Bittar e reafirmou o apoio e a lealdade ao PSD.
“Venho reafirmar o meu compromisso com o PSD. Jamais irei fazer qualquer tipo de atitude que desabone o partido. Peço aqui a devida vênia, desculpas ao senador Sergio Petecão que tanto me ajudou e lutou para que eu viesse a estar aqui representando o PSD”, disse.
Pablo, que também é líder do PSD na Casa, completou dizendo que cometeu o erro pela falta de experiência. “Não cometerei mais”.