Já imaginou dar adeus ao seu chefe e ter o seu próprio negócio? Empreender tem se tornado uma alternativa cada vez mais atraente para aqueles que desejam deixar a rotina de funcionário e buscar maior autonomia. Neste contexto, as franquias surgem como uma opção viável e acessível.
O mercado de franquias tem apresentado crescimento expressivo nos últimos anos. No primeiro trimestre, o setor faturou R$ 60,5 bilhões, alta de 19,1% na comparação com o mesmo período de 2023. No acumulado de doze meses, o setor cresceu 14,3%, chegando a R$ 250,3 bilhões de faturamento.
As microfranquias, em especial, têm demonstrado um crescimento notável e uma consolidação significativa no mercado. Segundo estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o número de redes que oferecem microfranquias quase dobrou nos últimos anos, com um aumento de 87%, passando de 322 para 604 em 2023.
Conheça, a seguir, algumas microfranquias para começar a empreender e deixar de ser funcionário. O investimento inicial varia entre R$ 2.850 a R$ 25.000:
Alfabetizei
Criada em 2020, a Alfabetizei é uma rede de franquias de alfabetização. Com o uso de cores e metodologia própria, a empresa atua com a alfabetização de crianças com algum tipo de dificuldade, seja pedagógica ou relacionada à saúde. O papel do franqueado é atender, aplicar a metodologia e atuar com a prospecção de novos clientes (caso seja da área de educação ou saúde).
- Investimento inicial: R$ 2.850
- Faturamento médio mensal: R$ 11.500
- Tempo de retorno do investimento: 12 meses
Hyperlocal Franquia
A Hyperlocal Franquia é uma rede de franquias de tecnologia voltada para negócios. Com sistemas que ajudam donos de estabelecimentos com pagamentos, gestão e até delivery, a empresa conta com mais de 58 unidades espalhadas pelo Brasil. O papel do franqueado é prospectar e administrar o atendimento dos clientes dentro da localidade definida. Com modelo home based, a franquia pode ser tocada de qualquer parte do Brasil.
- Investimento inicial: R$ 25.000
- Faturamento médio mensal: R$ 15.000
- Retorno do investimento: 7 meses
4Charge
A 4Charge é uma rede de franquias de totens e carregadores. Com 54 unidades atualmente, a marca foi fundada em 2019 e atua com publicidade nos terminais de recarga, que também exibem propagandas. O franqueado trabalha em modelo home based com visitas periódicas a clientes e parceiros. Além disso, a marca oferece suporte permanente aos franqueados, que podem atuar em qualquer região do país.
- Investimento inicial: a partir de R$ 14.900
- Faturamento médio mensal: R$ 4.000
- Retorno do investimento: até 6 meses
TFlow
A TFlow é uma rede de franquias que comercializa roupas e acessórios para crianças, jovens e adultos do gênero masculino. Administrada pelo Grupo ZNTT, uma das maiores holdings de franquias do Brasil, a empresa conta com mais de 150 lojas espalhadas pelo Brasil. A TFlow oferece opção de trabalho sozinho até pontos comerciais dentro de shoppings.
- Investimento inicial: a partir de R$ 20.000
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10.000
- Retorno do investimento: 2 a 3 meses
Bem Seguros e Créditos
Com modelos home based e lojas, a Bem Seguros e Créditos oferece ao franqueado uma rede com os mais diversos produtos como consórcios, seguros, empréstimos e vários outros tipos de soluções financeiras. Com essa demanda e modelo home based, a marca permite que o franqueado atue em qualquer localidade.
- Investimento inicial: a partir de R$ 14.900
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 12.000
- Retorno do investimento: 3 a 5 meses
Vida Leve
Os interessados em uma franquia de healthy foods devem ficar de olho na Vida Leve. A marca está presente em várias localidades do Brasil e conta com produtos naturais para quem busca uma vida mais saudável. Além disso, os modelos oferecidos pela empresa, administradas pelo Grupo ZNTT, contam com estrutura enxuta e de simples operação para os franqueados, que podem trabalhar em qualquer região do país.
- Investimento inicial: a partir de R$ 20.000
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10.000
- Retorno do investimento: 3 a 5 meses
Santa Carga Totens e Carregadores
Há quase 20 anos no mercado, a Santa Carga Totens e Carregadores é uma rede de franquias que trabalha com mídia paga dentro de estabelecimentos, eventos e outros. Os totens criados pela empresa, que é associada da ABF, exibem propagandas e disponibilizam pontos de recarga de dispositivos móveis. O modelo também pode ser instalado em localidades de qualquer porte desde que observadas as peculiaridades de cada região.
- Investimento inicial: a partir de R$ 19.900
- Faturamento médio mensal: R$ 8.000
- Tempo de retorno: 8 meses
2Clean
A 2Clean é uma rede que se especializou em limpeza de todas as plataformas e ambientes de forma sustentável. Entre outros serviços, a empresa realiza a limpeza de automóveis com o equivalente a um copo d’água. Além de prospectar clientes e executar o serviço, o franqueado poderá atuar na limpeza de um simples tapete e sofá até carros, aviões e barcos.
- Investimento inicial: a partir de R$ 18.400
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 7.000
- Retorno do investimento: 6 a 12 meses
Ceopag
A Ceopag, é uma microfranquia de meios de pagamento eletrônicos e surgiu para facilitar a atuação de micro e pequenos empreendedores. Com foco no PMEs e MEIs, a rede une os dois segmentos que mais crescem no Brasil: delivery e meios de pagamentos.
- Investimento inicial total: R$ 20.000
- Faturamento médio mensal: R$ 10.250
- Prazo de retorno: 12 meses
MoviBio
Criada em 2022, a MoviBio é uma rede de franquias especializada em instalações e manutenção de painéis solares para residências, comércio e indústrias. O papel do franqueado é atuar com a prospecção de clientes. O restante, da instalação até a manutenção, é responsabilidade da franqueadora. O negócio pode ser operado de qualquer lugar, sem necessidade de ponto comercial.
- Investimento inicial: R$ 22.050
- Faturamento médio mensal de uma unidade: R$ 150.000
- Tempo de retorno do investimento: 5 meses