Acre está entre estados que terão troca de governadores antes das eleições 2026; veja mais

Acre está entre as unidades da federação que terão mudança no comando do Executivo até abril

Treze estados terão novos governadores após renúncias de gestores que disputarão cargos nas eleições/ Foto: ASCOM
Treze estados terão novos governadores após renúncias de gestores que disputarão cargos nas eleições/ Foto: ASCOM

A corrida eleitoral de 2026 começa a provocar mudanças no comando dos governos estaduais em todo o país. O Acre está entre os 13 estados brasileiros que terão troca de governador até o dia 4 de abril, prazo estabelecido pela legislação eleitoral para desincompatibilização de cargos do Executivo.

A regra determina que governadores que pretendem disputar as eleições de outubro precisam renunciar ao cargo pelo menos seis meses antes do pleito. Neste ano, a movimentação política envolve principalmente gestores que pretendem disputar vagas no Senado Federal ou outros cargos majoritários.

No Acre, a vice-governadora Mailza Assis deve assumir o comando do Executivo estadual após a saída do atual governador Gladson Cameli, que é apontado como  candidato nas eleições deste ano.

A sucessão ocorrerá de forma semelhante em outras unidades da federação. No Distrito Federal, Celina Leão assumirá o lugar de Ibaneis Rocha. Em Goiás, Daniel Vilela substituirá Ronaldo Caiado.

LEIA TAMBÉM:

Vídeo de criança “batizando” amigo em piscina emociona e viraliza nas redes sociais

Restos de São Francisco de Assis são exibidos publicamente pela primeira vez em quase cinco décadas

Cena inusitada: vídeo mostra macaco pegando “carona” em cachorro no interior do Acre

Outras mudanças estão previstas em estados como Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul, onde os vice-governadores também devem assumir o comando dos governos após a renúncia dos titulares.

Em duas unidades da federação, no entanto, o processo será diferente. No Rio de Janeiro e no Rio Grande do Norte, a ausência dos vice-governadores levará à realização de eleições indiretas nas assembleias legislativas para definir quem comandará os estados até o fim do mandato.

Veja a lista completa:

  • Acre: Mailza Assis assume após a saída de Gladson Cameli.

  • Distrito Federal: Celina Leão assume no lugar de Ibaneis Rocha.

  • Goiás: Daniel Vilela substitui Ronaldo Caiado.

  • Minas Gerais: Mateus Simões assume a cadeira de Romeu Zema.

  • Paraná: Darci Piana assume no lugar de Ratinho Júnior.

  • Rio Grande do Sul: Gabriel Souza substitui Eduardo Leite.

  • Mato Grosso: Otaviano Pivetta deve assumir o governo estadual.

  • Pará: Hana Ghassan deve assumir o comando do estado.

  • Paraíba: Lucas Ribeiro deve assumir o cargo.

  • Espírito Santo: Ricardo Ferraço deve assumir o governo.

  • Roraima: Sérgio Gonçalves deve assumir o comando do estado.

PUBLICIDADE

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensão de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente.