Sarahah é uma febre no Brasil. Acessível via web e celular, permite que os usuários enviem mensagens anônimas — feedback sinceros — sem se identificar. Já é palco, inclusive, da prática de crimes digitais como ciberbullying e seu anonimato é relativo, segundo advogados. Entretanto, descobrir quem enviou um Sarahah ruim para você ou mesmo uma declaração de amor talvez só seja possível com a força da Justiça. Os falsos sites que apareceram nos últimos dias, prometendo revelar o autor das mensagens anônimas, na verdade, são golpes e você deveria ficar longe deles.
Há uma série de sites falsos, todos com o mesmo layout, que oferecem o serviço de revelar a identidade de quem envia uma mensagem pelo Sarahah. As páginas, porém, não cumprem o que prometem. Exigem a instalação de pelo menos dois aplicativos no celular — com nomes de jogos famosos para smartphone como Clash Royale e Super Mario Run — ou cadastro em serviços pagos de SMS. Convidam a completar um formulário ou assinar conteúdos entregues diariamente como horóscopo, cobrados na conta de telefone. Em todos os casos, solicitam o número de celular da vítima. Uma vez informado, começam a debitar.
Funcionam da seguinte forma: a pessoa informa seu nome de usuário e clica em “check now”. Após isso, o site simula uma varredura no seu perfil e redireciona o usuário para uma segunda página que impõe uma condição: “o site é gratuito para você usar quantas vezes quiser. Para ajudar a pagar os custos do servidor nós pedimos que você baixe dois aplicativos grátis”, informa o site que aplica o golpe.
Os sites falsos que prometem revelar o autor do Sarahah são:
Sarahah Exposed;
Sarahah View;
Reveal Sarahah;
Sarahah Spyer