Sebrae no Acre e parceiros discutem cadeia produtiva do café

Fornecer capacitação técnica e conhecimentos para geração de emprego, renda e sustentabilidade é uma prática do Sebrae no Acre. Para isso, foi realizado na sede da instituição o seminário “Perspectivas da Cadeia Produtiva do Café no Acre”. As atividades aconteceram entre os dias 31 de outubro e 01 de novembro.

O evento é uma parceria do Sebrae no Acre, da Embrapa Acre – unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/AC) e a Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa). O objetivo é discutir a cadeia produtiva do café no estado e a sustentabilidade da iniciativa. O diretor administrativo e financeiro do Sebrae no Acre, Francinei dos Santos, pontuou que a parceria com a produção do leite já garantiu bons resultados, e agora, o investimento no café gera grandes perspectivas. “Sempre seremos parceiros dos que fortalecem a economia produtiva do estado. Vamos trabalhar junto aos parceiros desde os insumos até a comercialização”.

Na sexta-feira, 01, os participantes realizaram visita técnica à lavoura de café clonal, propriedade do produtor rural, Celso Timporim, em Acrelândia. O analista técnico do Sebrae no Acre, Cláudio Roberto, acompanhou a visita e apresentou os serviços da instituição. “Estamos aqui para reafirmar nossa parceria. No nosso planejamento anual já tem identificado o café e outros produtos. É importante que os produtores adquiram conhecimento e prática, essa atividade de hoje é fundamental para isso”.

Prestigiaram também a visita técnica o prefeito de Acrelândia, Ederaldo Caetano, representantes das instituições parceiras, pesquisadores e produtores. Os painéis de discussão tratam os aspectos econômicos, tecnológicos e até mesmo o processamento e industrialização do café. Dessa forma, os especialistas contribuem com o trabalho e estimulam a melhoria da cadeia produtiva no Acre.

O Café

O Acre é o segundo maior produtor de café da região norte e sexto do país, com uma produção anual de 43.816 sacos. No Norte, perde apenas para Rondônia, que produz 2 milhões e 400 mil sacos, segundo dados da Pesquisa Agrícola Municipal 2018, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Acre, foram cultivados 1.146 hectares de café Conilon enquanto no estado vizinho foram 64.850 hectares.

PUBLICIDADE