O atual presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), falou sobre editais de concurso público e estabilidade do servidor, nesta sexta-feira (21/10).
As declarações foram feitas durante entrevista concedida ao SBT, em parceria com Estadão/Rádio Eldorado, CNN, Veja, Terra e Rádio Nova Brasil.
Em sua fala, Bolsonaro falou sobre os editais já realizados e também sobre a possibilidade de novos certames para suprir parte da demanda de servidores aposentados.
“Nós só abrimos concurso para o essencial: Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Os aposentados, ao longo desse tempo todo, estão na casa dos 100 mil, não fizemos a reposição. Alguns poucos devemos fazer para não prejudicar o serviço público.”, disse.
Ele ainda citou a diminuição dos servidores públicos na Empresa Brasil de Comunicação (EBC), vinculada ao Ministério das Comunicações.
“Eu peguei essa máquina inchada. A própria TV minha, a EBC, tinham mais de 1.200 pessoas lá, passou para 400, quase tudo por aposentadoria.”, frisou.
Outra pauta apontada por ele, foi em relação às discussões recentes sobre possíveis mudanças na estabilidade dos servidores públicos.
“Nós fizemos o possível. Não pretendo mexer no tocante à estabilidade do servidor público, afinal de contas isso é um direito garantido para eles previsto na própria constituição.”.
Entretanto, o presidente não descartou que o ponto seja debatido futuramente para novos servidores.
“Não mexeremos no tocante a possível estabilidade. Poderia discutir para os futuros servidores públicos, para os atuais não”, destacou.
Confira abaixo o trecho da fala durante a entrevista:
Concurso público – oportunidades
Algumas oportunidades de concurso público, no âmbito nacional, estão sendo aguardadas. Confira um panorama abaixo:
- Concurso CNMP: o próximo concurso público do Conselho Nacional do Ministério Público está sendo aguardado e já foi autorizado pelo plenário do órgão. A seleção será destinada para cargos de Analista e Técnico Administrativo e o edital é esperado para 2022, tendo o resultado final e nomeação dos aprovados para maio de 2023.
- Concurso Banco do Brasil: cresce a expectativa para realização de um novo concurso Banco do Brasil, já que o último certame do órgão não terá prazo de validade prorrogado. Além disso, circulou pelas redes a informação de que um novo edital estaria em fase inicial de planejamento e seja publicado a partir de 2023.
- Concurso Câmara dos Deputados: a Proposta Orçamentária para 2023 foi apresentado com a previsão de 140 vagas para um possível concurso Câmara dos Deputados. Em abril de 2022, a Câmara se movimentou para transformar o cargo de Policial Legislativo em especialidade de nível superior (assim como ocorreu no Senado). O último certame da Casa foi realizado em 2014, para preenchimento de 113 vagas.