1. Desabilitar o monitoramento de preparo físico
Desabilitar o monitoramento de preparo físico pode ser útil para economizar bateria. Como a funcionalidade utiliza o acelerômetro para saber a quantidade de passos, lances de escadas subidos e outras métricas para avaliar o condicionamento físico do usuário, o celular consome energia quando o recurso está ativo. Logo, os usuários que já possuem um Apple Watch ou algum app de monitoramento podem se beneficiar da desativação.
Para fazer o procedimento, é preciso abrir o aplicativo “Ajustes” e buscar o campo “Privacidade e Segurança”. Depois de pressioná-lo, deslize a tela para baixo até encontrar a opção “Movimento e preparo Físico” e clicar sobre ela. Na aba seguinte, desative o botão deslizante no campo “Monitorar Preparo Físico” com um toque sobre ele.
2. Desabilitar as atualizações automáticas
As atualizações automáticas de aplicativos em segundo plano também consomem bateria do iPhone. Por isso, mesmo que o usuário não utilize diretamente alguma aplicação iela ainda pode gerar um gasto de energia indesejado durante a realização desse processo.
Para desligar o recurso e prolongar a vida útil da bateria, basta ir até o app “Ajustes” e clicar na opção “Geral”, que dá acesso ao campo “Atualização em 2° Plano”. Ao clicar sobre ele, será possível desativar manualmente aplicativos específicos ou clicar em “Atualização em 2° Plano” e escolher desativá-la completamente.
3. Desligar o Tato do teclado
Outra maneira rápida de melhorar a duração da bateria do iPhone é através do desligamento do sensor tátil do dispositivo. O recurso emite feedbacks cada vez que o usuário interage com o teclado do celular. Porém, a sensação tátil precisa de uma certa quantidade de energia para funcionar, especialmente nos casos de manuseio do dispositivo por longos períodos.
Para desativar o retorno do teclado, abra novamente o campo “Ajustes” e clique em “Som e Tato”. Depois, pressione a opção “Retorno do Teclado” e na tela seguinte, desative a função com um clique sobre o ícone deslizante em verde. Assim, o usuário não terá mais o controle de notificação tátil ativado.
4. Desabilitar as Atividades Ao Vivo na tela de bloqueio
Outra dica para tornar o desempenho da bateria do iPhone melhor é desabilitar as Atividades Ao Vivo, recurso disponível no iOS 16, que auxilia no acompanhamento de informações e notificações de aplicativos na tela de bloqueio. A funcionalidade pode consumir uma grande porcentagem da bateria devido à quantidade de informações dos apps e da visualização em formato de widgets, o que torna a sua desativação uma medida importante.
Para desabilitar esta opção, dentro do campo “Ajustes”, siga até a opção “Face ID facial e código” e, após inserir a senha do dispositivo, busque por “Atividades Ao Vivo” para arrastar o botão para o lado esquerdo e desligá-lo.
5. Não usar o telefone enquanto carrega
Outra maneira bastante conhecida de ajudar a prolongar o tempo de uso da bateria é não utilizar o dispositivo enquanto ele carrega. Durante o processo de carregamento, os carregadores, em especial os de alta potência, elevam a quantidade de calor no dispositivo, o que pode afetar ao longo do tempo o desempenho da bateria. O uso prolongado do celular durante a realização da carga pode diminuir até mesmo o tempo de vida dela. Portanto, o recomendado é aguardar o carregamento completo do iPhone para depois utilizá-lo.
6. Desligar serviços de localização
A medida de desligar os serviços de localização é mais uma forma de prolongar a saúde da bateria do iPhone. Alguns aplicativos utilizam informações sobre a localização do usuário em segundo plano, o que também ocasiona um consumo adicional da bateria. Por isso, é importante desativar o recurso ou personalizá-lo para que funcione em ações específicas.
Para isso, siga até o menu de “Ajustes” e, logo depois, clique no campo “Privacidade e Segurança”. Toque em “Serviços de localização” para desativar o compartilhamento de localização. É recomendado que os aplicativos com o acesso à localização do usuário marcado como “Sempre” sejam alterados para o modo “Durante o Uso do App”, “Nunca” ou “Perguntar da Próxima Vez ou Quando Eu Compartilhar”.