A empresa Ricco Transportes deixará de operar o transporte coletivo de Rio Branco no próximo dia 4 de julho. A informação foi comentada nesta quinta-feira (25) pelo vereador Samir Bestene (PP), que demonstrou preocupação com a transição para a nova empresa que deverá assumir o serviço em caráter emergencial.
Segundo o parlamentar, uma empresa que atua em Porto Velho já teria se cadastrado para participar do processo de contratação emergencial. Ele afirmou que a Câmara Municipal acompanhará de perto a mudança para evitar prejuízos à população.
“A Ricco já está deixando de prestar o serviço na nossa cidade. Uma nova empresa já se cadastrou de forma emergencial, inclusive uma empresa que presta serviço em Porto Velho. Cabe a esta Casa ficar atenta a esse período de transição, saber a qualidade dos ônibus, o quantitativo que vai chegar na nossa cidade e como essa empresa vai se instalar em Rio Branco”, declarou.
A principal preocupação, segundo Samir, é a situação dos trabalhadores do sistema de transporte coletivo. De acordo com o vereador, um levantamento aponta que a Ricco possui cerca de R$ 10 milhões em débitos trabalhistas relacionados a FGTS, salários, décimo terceiro e férias proporcionais.
O parlamentar defende que os valores que a Prefeitura ainda precisa repassar à empresa sejam utilizados prioritariamente para quitar os direitos dos funcionários.

Samir destacou que mais de 500 trabalhadores dependem da regularização desses pagamentos. — Foto: ContilNet
“Nós sabemos que existem débitos trabalhistas de recolhimento de FGTS, saldo de salário, décimo terceiro proporcional e férias proporcionais. O levantamento aponta que a Prefeitura ainda teria que repassar entre R$ 13 milhões e R$ 15 milhões à Ricco. Esse recurso pode garantir o pagamento desses trabalhadores”, afirmou.
Samir destacou que mais de 500 trabalhadores dependem da regularização desses pagamentos.
“O último levantamento aponta uma dívida em torno de R$ 10 milhões. Então esse subsídio pode cobrir esse débito para garantir os direitos trabalhistas desses trabalhadores do transporte, que já vêm sofrendo há bastante tempo com a situação do sistema”, acrescentou.
Além da situação dos funcionários, o vereador afirmou que a Câmara fiscalizará a qualidade da nova frota que deverá entrar em circulação na capital.
“Os 21 vereadores estarão atentos aos novos ônibus que vão chegar. O próprio prefeito Alysson Bestene já se pronunciou dizendo que está preocupado com a idade dos veículos, além de itens como ar-condicionado e Wi-Fi. É importante que essa nova empresa comece de forma correta para prestar um bom serviço à população”, disse.
A transição ocorre em meio a cobranças feitas pela própria Ricco à Prefeitura de Rio Branco. Em ofício encaminhado ao prefeito Alysson Bestene e ao superintendente da RBTrans, Marcos Coutinho, a empresa afirmou que ainda não recebeu informações oficiais sobre como será realizada a substituição da concessionária.
No documento, a empresa informou que o contrato será encerrado em 3 de julho e alertou para o risco de interrupções no serviço caso não haja definição sobre a continuidade da operação. A concessionária também destacou que tem buscado esclarecimentos junto ao município para garantir uma transição organizada e evitar impactos aos usuários do transporte coletivo.
VÍDEO:
Ver essa foto no Instagram



