Mídia iraniana defende desenvolvimento de arma nuclear no Irã

Por CNN Brasil 28/06/2026 às 12:34

Compartilhar matéria

O Irã não tem alternativa a não ser construir uma arma nuclear, segundo um comentário publicado na agência de notícias estatal semioficial iraniana Fars.

O comentário apareceu na agência fortemente alinhada a elementos do sistema político e de segurança do Irã, particularmente entre os conservadores e o Corpo da IRGC (Guarda Revolucionária Islâmica).

O texto não foi endossado por nenhuma autoridade governamental. O presidente dos EUA, Donald Trump, apontou impedir que o Irã obtenha uma arma nuclear como uma das principais razões para o conflito.

Leia mais

  • EUA e Irã intensificam ataques e ameaçam escalada no Oriente Médio
  • Israel afirma ter matado militantes do Hezbollah no sul do Líbano
  • Irã confirma ataque a bases militares dos EUA no Kuwait e no Bahrein

“O Irã não tem outro caminho além de alcançar a dissuasão nuclear, para que a opção militar de ocupação e partição do Irã seja descartada”, dizia o texto.

O comentário, que não foi assinado, contrasta com declarações de muitas autoridades iranianas de que o Irã não tem planos de obter uma arma nuclear. O antigo líder supremo, Aiatolá Ali Khamenei, emitiu uma “fatwa”, ou decreto religioso, proibindo a busca por um artefato nuclear.

“Para alcançar a tranquilidade de que necessita, o Irã deve, sem dúvida, obter a dissuasão nuclear, de modo a garantir que as questões pendentes sejam resolvidas por meio de negociações”, afirmou o comentário na Fars.

“Somente nesse caso as negociações poderão ser conduzidas a partir de uma posição adequada”, acrescentou.

“A dissuasão nuclear significa que é possível alcançar um equilíbrio de poder em relação aos Estados Unidos e a Israel, que possuem bombas atômicas. Isso não significa que a guerra não ocorrerá; mas sim que a dimensão do conflito se tornará controlável”, dizia o comentário.

Nenhum setor do sistema governamental iraniano, nem a mídia estatal, havia apresentado tal argumento anteriormente.

Esse conteúdo foi publicado originalmente emVer original TópicosArmas nuclearesDonald TrumpEUAGuerra Oriente MédioIrã


Conteúdo reproduzido originalmente em: CNN Brasil por lucasoliveira

Conteúdo Original / Fonte: lucasoliveira

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensão de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente.