O co-fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, explicou em seu perfil nesta quinta-feira (21) como funciona o sistema da rede social que deixa os vídeos no formato de 360°, no qual você consegue girar a imagem com o mouse para qualquer ângulo de visão a partir do centro do enquadramento.
Zuckerberg postou um vídeo narrado por David Pio, engenheiro de software do Facebook, em que ele diz que a imagem é dividida como os seis lados de um cubo. A filmagem é captada normalmente e depois é projetada sobre as faces de um cubo, com cada lado representando uma direção em relação ao observador.
Assim, o espectador vê o vídeo de todos os ângulos, ao mesmo tempo que a tecnologia retira alguns dados redundantes que provocariam a deformação da imagem. Isso reduz o tamanho do arquivo em 25%. “É também uma tecnologia comumente usada em computação gráfica, para gerar objetos vistos a uma distância infinita do ponto de vista”, afirma Pio.
A técnica também funciona para alta definição em projeção de realidade virtual. Neste caso, o vídeo é projetado sobre as faces de uma pirâmide. Conforme o observador muda de posição, pontos de vista são trocados de forma dinâmica, com o ponto focal mostrando sempre a resolução ideal. Esta técnica reduz ainda mais o tamanho do vídeo, para cerca de 80%.
“Vídeos estão crescendo rapidamente no Facebook. No ano passado, fomos de um bilhão de visualizações de vídeos por dia para mais de oito bilhões. Estamos constantemente focados em maneiras de melhorar essa experiência e adicionar novas experiências como realidade virtual e vídeos em 360º”, disse Zuckerberg.
“Então, precisamos encontrar uma maneira de torná-lo eficiente o suficiente para transmitir todas as perspectivas para a pessoa possa querer ver simultaneamente através de uma conexão móvel normal”.