Após reunião de um grupo de professores da Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Rio Branco, realizada na tarde de segunda-feira (11), na Biblioteca Publica Estadual, para debater sobre o atraso no pagamento de salários, incluindo a rescisão de alguns contratos, salário referente à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 2014, que estabelecia uma espécie de 14º salário e definindo que medidas tomarão diante do atraso, os professores tiveram resultados positivos.
Segundo a professora Sandra de Souza Araújo, o diretor de Recursos Humanos da Seme, Railton, já informou à categoria que a Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas (SEAD) devolveu na tarde desta segunda o documento necessário para que a pasta tivesse os valores, e então poder dar encaminhamento aos pagamentos.
“Na manhã desta terça, o secretário Márcio Batista se reuniu com o prefeito Marcus Alexandre para resolver a situação. Após a reunião, foi nos passado que a gestão estaria fazendo os últimos ajustes para o cálculo de encargos de cada funcionário, e que na quarta-feira (13) estaria tudo pronto. Faremos uma nova reunião para decidir a forma de pagamento”, disse a professora.
De acordo com informações de Sandra Araújo, o total de professores que têm direito ao 14º salário é de 383 pessoas. Esse número foi reduzido para 287, ou seja, somente os professores que estão na ativa receberão; os demais ainda continuam na pendência de receber as rescisões.
“Eu entendi que o prefeito já deu o aval para que seja pago tudo, e acredito que a reunião nesta manhã (13) será definido como será pago. O valor deu muito alto, e talvez seja pago em parcelas. Agora é torcer para que eles honrem com o compromisso desta vez, e nos paguem o mais rápido possível”, declarou ela.