Pimenta: saiba passo a passo como a oposição chegou ao nome de Marilete para presidência da Amac

Banho de estratégia

A oposição deu um banho de estratégia na eleição da Associação dos Municípios do Acre (Amac). Sim, porque a princípio – até o café da manhã no escritório político do senador Gladson Cameli – o candidato era o prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro (PMDB). Sem consenso, mas com dez nomes fechados, a saída era encontrar um nome que aglutinasse pelo menos um dos dois votos do PMDB que estavam ‘desgarrados’: Zezinho Barbary e Tanízio Sá.

Segundo passo

O segundo passo aconteceu na sede do glorioso PMDB. Afinal, em caso de derrota, o azulão amargaria todos os efeitos políticos. Na mesa presidida pelo deputado federal Flaciano Melo descobriu-se que Tanízio Sá, por problemas pessoais, não votava em Ilderlei Cordeiro, mas estava disposto a fechar questão com a oposição. Por volta de 13h30, chegava-se ao décimo primeiro voto.

Empate

Com o empate, restava achar um nome de um prefeito que aceitasse o desafio de ser presidente da Amac, mas que fosse mais velho do que o prefeito Marcus Alexandre. Segundo o regimento interno, em caso de empate na eleição, o mais velho teria direito ao cargo. O nome de Mazinho Serafim chegou a ser cogitado.

André Maia

Daí então, passou-se a rodar nas redes sociais a informação de que o prefeito André Maia não só votaria em Marcus Alexandre como iria compor a chapa do Palácio Rio Branco como secretário da Amac. Foi quando os articuladores tiraram a última carta da manga. Colocaram Marilete Vitorino como cabeça de chapa. Sendo do PSD, a postura de André Maia seria de total traição ou de redenção. Ele escolheu a segunda opção.

Gol contra

Lideranças da oposição diziam ontem que quem ficou mal na fita foi o prefeito do município de Porto Walter, o Zezinho Barbary. “Ele era vice na chapa de Marcus Alexandre, mas agora volta para o Juruá com uma derrota e escrachado por todas as lideranças e caciques da oposição. Tudo bem que na política palavra dada tem que ser cumprida, mas neste cenário em que se antecipou as eleições de 2018, em uma disputa que pareceu ser entre Marcus Alexandre e Gladson Cameli, o prefeito Barbary fez um gol contra”, esbravejavam.

Revoltado

Quem estava bastante revoltado com a postura de Zezinho Barbary era o ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales. Barbary sumiu de todas as reuniões que foi convocado, gesto que para o ‘Leão do Juruá’ demonstrou sua fidelidade com outro projeto político.

Homem de palavra

Se para algumas lideranças Barbary foi desleal com o projeto da oposição para 2018, outras pessoas que militam em vários partidos lhe teceram elogios por ter-se mantido firme com Marcus Alexandre: “Mostrou que é um homem de palavra”, diziam no auditório da Amac.

Humildade

O prefeito Marcus Alexandre demonstrou muita humildade ao analisar o resultado da eleição. Por isso falou certo. “A Amac é dos prefeitos, eles é que determinam como querem a sua gestão”.

Equilíbrio

Em nenhum momento se viu desespero ou destempero do prefeito Marcus Alexandre, após o resultado da eleição que garantiu a vitória de Marilete Vitorino como a nova presidente da Associação dos Prefeitos do Acre (Amac).

Esqueceram de avisar

Um assessor sabe-se lá de quem, que se identifica como Alessandro, informou à coluna que o deputado federal Major Rocha disponibilizou uma emenda no valor de R$ 400 mil para construção do Memorial do Padre Paolino, em Sena Madureira. Caso seja verdade, a assessoria do deputado se esqueceu de avisar ao Frei Zezinho.

Agenda

Quem conhece o Major sabe que ele trata sua agenda de uma forma não muito organizada, não anota nada, esquece compromissos e anda muito mal assessorado. E mais: é mais fácil falar com o Papa Francisco por telefone do que com o parlamentar tucano.

Sumido

Rocha não foi visto em nenhum grupo de oposição buscando o fortalecimento das articulações para a eleição da Amac. Tudo bem, que os prefeitos do PSDB deram uma lição de fidelidade, mas é muito estranho para quem deseja se articular pré-candidato ao Senado, ficar longe dos debates entre as principais lideranças da oposição.

Surpresa!

A deputada federal Jéssica Sales (PMDB) postou em suas redes sociais que “um misto de emoção e surpresa tomou conta de meu coração”, comentando o fato de, segundo a Amac, ela ser a campeã na liberação de emendas para o Estado do Acre nos últimos 2 anos.

Complexo

Para se ter uma ideia da complexidade que é empenhar e liberar emendas por meio do Governo Federal, o ex-prefeito de Senador Guiomard, James Gomes (PP) executou ano passado emendas do ex-deputado Marcio Bittar. Ou seja, não podemos construir um ranking dessa natureza, levando em consideração o trabalho de dois anos dos parlamentares.

Um norte

De qualquer maneira, a demonstração do relatório da Associação dos Municípios do Acre serviu para dar um norte de quem realmente vem arregaçando as mangas e trabalhando pelas cidades do nosso Estado.

Gadelha e seu voto

Segundo postagem do vereador Roberto Duarte (PMDB), o vereador Célio Gadelha, do PSDB, esteve lhe visitando para afirmar que é contra o aumento da tarifa do transporte público municipal. O líder tucano na Câmara Municipal garantiu que também é a favor do preço justo e da qualidade no serviço prestado. É isso que se espera de alguém que se elegeu pela oposição.

Mazinho é leal

Fala-se apenas em Tanízio Sá e André Maia como os fieis da balança na eleição da Amac nesta sexta-feira, porém, o prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim, voltou atrás em seu voto para apoiar o projeto político da oposição. Mazinho mostrou que está de corpo e alma dentro do projeto da oposição para 2018, que deverá ter Gladson Cameli como candidato ao governo.

Danielzinho (ao centro) com os pais, Daniel e Amélia Hercunalo/Foto: ContilNet

Os Daniéis

Muito engraçado a confusão que algumas pessoas vêm fazendo sobre dois secretários. Tem gente que chega na prefeitura de Sena perguntando pelo Daniel Zen. É que maioria dos senamadureirenses não conhecem o popular Danielzinho, hoje secretário de Saúde da Prefeitura de Sena, como Daniel Herculano. Dai fica a confusão, as pessoas confundindo o irreverente Danielzinho com o deputado Daniel Zen.

Ele deixou o PT?

Um comerciante de Rio Branco que esteve em Sena recentemente perguntou: “Quer dizer que o Daniel Zen deixou o PT para ficar com o Mazinho, foi?”.

Tô nem ai!

Não se admirem com a ausência do governador Tião Viana das articulações da eleição da Amac. Marcus Alexandre não é o candidato de Tião na disputa de 2018. Portanto, não existiu do Palácio Rio Branco nenhum interesse em fortalecer Marcus Alexandre frente à Amac.

Indústria forte

Uma extensa lista de veículos notificados em decorrência de multas foi publicada na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (27). Na publicação, com mais de 5 mil veículos, foram publicados o número da placa, número e data do auto de infração e ao valor da multa.

Falta transparência

A rigor, os diretores do Detran também deveriam publicar o total que é arrecadado com tanta multa e como esse montante de milhões vem sendo aplicado em todo o Estado.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost