Semana Nacional de Conciliação Trabalhista tem início na próxima segunda

O evento é promovido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho/Foto: reprodução.

A Justiça do Trabalho dá início à Semana Nacional de Conciliação Trabalhista na próxima segunda-feira (22) e se estende até a sexta-feira (26). O evento é promovido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho em parceria com 24 Tribunais Regionais do Trabalho.

O objetivo é finalizar processos que estão em tramitação por meio de acordos entre patrões e empregados, de uma forma mais rápida e eficaz do que a via processual tradicional.

Com o slogan “Para que esperar, se você pode conciliar?”, o órgão espera atender pelo menos 1.400 processos no âmbito Acre e Rondônia.

Como funciona?

Empresas e trabalhadores são convocados para audiências onde já há manifestação de pelo menos uma das partes em conciliar. Assim, uma proposta de acordo é apresentada e as partes decidem se querem ou não encerrar o processo. Podendo ainda as partes, em comum acordo, a qualquer momento, solicitarem agendamento e comparecerem na unidade judiciária em que tramite o seu processo e conciliar, com a homologação pelo magistrado.

Os agendamentos no âmbito de Rondônia e Acre são feitos por meio do Portal onde o interessado preenche um formulário de inscrição ou pessoalmente nas Secretarias das respectivas Varas do Trabalho.

Com informações da assessoria

PUBLICIDADE

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensão de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente.