Uma pesquisa divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomércio/AC), revelou que 54% da população rio-branquense, com potencial de consumo, está endividada e com nome inscrito no Serasa. A fecomércio ouviu 250 consumidores na Capital. O estudo mostrou que 67% dos moradores de Rio Branco não têm planejamento financeiro e que 25% sobrevive apenas com a renda média de um salário mínimo e 14%, têm ganho de pouco acima do mínimo com uma média de R$ 954.
O relatório mostrou que 64% dos entrevistados têm comprometimento médio de renda em até 50% para os próximos seis meses; 26%, comprometimento de 30% pelo mesmo período e; 10%, em 70% da renda. Segundo a fecomércio, 26% da população sempre recorre a empréstimos financeiros diversos para pagar as dívidas ao tempo; 6% aumentam horas de trabalho/dia; e outros 6% suspendem o consumo de alguns bens e serviços para conseguir quitar as dívidas.
O estudo destaca também 33% dos entrevistados não realizam pagamentos nos vencimentos, geralmente adiam por questões circunstanciais ou deixam de pagar de vez em quando, contas de serviço público.
Com informações da assessoria