Morreu neste sábado (16), o fundador do Partido dos Trabalhadores no Acre, Abrahim Farhat, o Lhé. Ele teve uma complicação renal, conforme o filho informou por meio de redes sociais.
Ativista, Lhé foi um dos esquerdistas mais ativos na política e era muito respeitado. Querido por autoridades e anônimos, ele tinha 79 anos.
Biografia
Filho de sírio libaneses, Abrahim Farhat, o Lhé, nasceu em Rio Branco. Nos anos 60, no Colégio Acreano, iniciou a luta no movimento estudantil, que teve prosseguimento na antiga Ética. Depois passou a atuar na organização de movimentos sociais e sindicais.
Sempre teve muita proximidade com a Igreja Católica, tendo sido grande amigo de Dom Giocondo, Dom Moacir e padres Pacífico, Nilo e Pedro Martinello, defensores da Teologia da libertação. Abrahim organizou e fundou várias cooperativas e sindicatos, como o das Lavadeiras, das Empregadas Domésticas e das Prostitutas. Lhé usava recursos da família para criar ou fortalecer sindicatos, como o de trabalhadores rurais de Xapuri.