AM confirma mais dois casos de reinfecção com variante brasileira do coronavírus

O Amazonas confirmou mais dois casos de reinfecção pelo novo coronavírus, nesta terça-feira (9), informou a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). O primeiro caso de reinfecção foi confirmado no dia 13 de janeiro desse ano.

Nos dois novos casos, as amostras apontaram que a reinfecção ocorreu pela variante brasileira do vírus. A confirmação foi feita por meio de sequenciamento genético, realizado em parceria com o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia).

O Amazonas enfrenta um novo surto de Covid-19 e cientistas apontam que a segunda onda pode ter sido causada pela variante. Até esta terça (8), mais de 9,2 mil pessoas morreram com a doença.

Conforme a FVS, os casos investigados são de pacientes que atendem aos critérios de definição de reinfecção, que inclui a realização de dois exames de RT-PCR com resultado positivo, no intervalo de 90 dias entre a primeira e a segunda infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).

A primeira notificação de reinfecção é de uma mulher, de 50 anos, com RT-PCR que apresentou resultado positivo para Covid-19, nos dias 19 de outubro de 2020 e 19 de janeiro de 2021.

O segundo caso é de uma mulher, de 40 anos, que teve a primeira infecção por SARS-CoV-2 no dia 22 de abril de 2020, e a segunda infecção no dia 29 de janeiro de 2021. Na segunda vez em que foi acometida pelo vírus, a mulher não apresentou sintomas gripais.

Em todos os casos de segunda infecção pela doença, as pacientes evoluíram para alta médica, sem complicações pela enfermidade. A FVS-AM aguarda, ainda, o resultado de outros 12 casos que seguem em investigação.

AM tem 66 casos da variante

O Amazonas possui 66 casos confirmados da variante brasileira do novo coronavírus, informou o pesquisador Felipe Naveca, do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia).

De acordo com ele, os resultados foram positivos em 51% (28) das 55 amostras analisadas em dezembro do ano passado. Já em janeiro, o percentual foi de 92% (38) dos 41 casos coletados até o fim do mês.

O pesquisador informou que mais experimentos precisam ser feitos para ter 100% de certeza se a variante brasileira tem maior potencial de contágio. Porém, em comparação com as variantes encontradas no Reino Unido e na África do Sul, tudo indica para maior transmissão.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost