O prazo para a solicitação do saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pelas pessoas atingidas pela cheia do Rio Acre no início deste ano vai até o dia 23 de maio. Desde o último dia 12 a Defesa Civil dispõe de estrutura no Parque de Exposições para auxiliar o pedido de entrada do benefício às famílias que não têm condições de fazer o cadastro.
De acordo com o coordenador municipal do órgão, Major Falcão, na primeira semana de atendimentos foram auxiliadas mais de mil pessoas. A expectativa é que esse número chegue a 5 mil até o final do prazo, na segunda quinzena de maio.
O direito ao saque emergencial do FGTS é uma parceria entre a prefeitura e a Caixa Econômica. O valor máximo para liberação é de R$ 6.220. Somente pessoas que tiverem saldo positivo na conta do fundo de garantia terão direito ao saque. Além disso, é necessário residir no local atingido pela enchente a pelo menos 120 dias ou quatro meses.
Para solicitar a liberação, basta baixar na APP Store ou Play Store o aplicativo Caixa FGTS e inserir os dados solicitados. O banco terá até cinco dias úteis para liberar o valor.
O prazo para a solicitação para os alagados é 23 de maio e para os atingidos pelas enxurradas é no dia 19 do mesmo mês.
Quase 7 mil famílias tiveram suas residências alcançadas pelas águas do manancial e seus afluentes em 24 bairros da capital.