O Ministério da Educação (MEC) abriu 20 mil novas vagas para o curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC), capacitação voltada para profissionais da educação e estudantes de licenciatura.
O Curso ABC é a segunda formação mais procurada da plataforma Avamec com 3,6 milhões de visitas. A formação integra o Programa de Intercâmbio para Formação Continuada de Professores-Alfabetizadores, do Programa Tempo de Aprender. Mais de 180 mil vagas já foram preenchidas.
O curso é dividido em cinco partes e tem como objetivo atualizar os conhecimentos dos professores alfabetizadores sobre o ensino da educação básica para crianças nos primeiros anos de escolaridade no país. A formação pretende, ainda, identificar as necessidades de formação dos professores no que diz respeito ao ensino da leitura e escrita, para assim promover as práticas de alfabetização no Brasil.
A capacitação é resultado da cooperação internacional entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Secretaria da Alfabetização do MEC (Sealf), e as instituições portuguesas Universidade do Porto, Instituto Politécnico do Porto e Universidade Aberta de Portugal (UAb).
Interessados devem se inscrever através do site até o preenchimento das vagas. As aulas serão ministradas através da plataforma Avamec. Os participantes que se inscreverem a partir de agora terão acesso a todo o conteúdo já oferecido pelo curso, que tem carga de 180 horas.