CAMPO GRANDE (MS) – A Rede Hemosul de Mato Grosso do Sul vem enfrentando grandes desafios de manter os estoques estratégicos com saldo positivo desde o começo da pandemia. A direção da instituição divulgou e apela sobre a situação até critica ante baixas de até 40% nas doações diárias. A Rede informou e comparou que no ano de 2020 as doações diminuíram em 5 mil bolsas, comparado com o ano de 2019. E neste ano o ritmo continua o mesmo e pode até piorar.
A coordenadora geral da Rede Hemosul, Marli Vavas, ressalta o baixo estoque ante ainda a necessidade ainda maior em tempos de Pandemia do Covid 19. “Essa queda de 5 mil bolsas no ano de 2020 representa 10% das doações do ano todo. Um número bastante expressivo, principalmente quando estamos enfrentando uma pandemia onde em alguns casos também há necessidade de transfusões de sangue”, disse.
A representante da Rede menciona que vem realizando manifesto e divulgações e até apelando à população de MS para saber e ajudar de alguma forma, pois Hemosul segue com estoques ‘em baixa’. “Nós estamos reforçando e fazendo pedido para a população continuar vindo ao Hemosul, compartilhar nas redes sociais e convidar os amigos para mantermos essa rede de solidariedade e seguirmos ajudando a salvar vidas”. faz apelo Marli Vavas.
Veja as maiores necessidades dos tipos de sangue
A necessidade atuais de doação são para as tipagens:
Serviço
O Hemosul Coordenador, em Campo Grande, atende de segunda a sexta-feira das 7h30 as 17hs e já abre todos os sábados, funcionará das 7h às 12h.
O Hemosul Dourados – segunda a sexta-feira das 7h30 as 17hs. E abre no último sábado de todo mês e estará aberto neste sábado (29) das 7h às 12h.