A Estação Espacial Internacional (ISS) é um lugar único e privilegiado para quem quer ver o planeta Terra de um outro ângulo.
A princípio, no ano de 1999, fora criado um banco de dados contendo imagens de satélite e outros dados científicos a respeito da nossa casa.
Logo após o passar dos anos, o público passou a acompanhar todas as imagens publicadas, através do Observatório Terrestre da NASA.
Ainda assim, no início de 2021, a empresa solicitou que os internautas escolhessem as fotografias que mais lhe agradavam. Durante o torneio, houve um total de 32 finalistas, mas apenas 1 vencedor.
Sobrevoando a aurora boreal
Trata-se de um fenômeno que só consegue ser visualizado em altas latitudes do planeta. Podemos comparar esse acontecimento como cortinas de luzes, tendo em vista o seu formato.
Em suma, esse fenômeno é o resultado das partículas de radiação solar em conjunto com o campo magnético da Terra.
Dessa forma, a luz emitida advém da energia formada e quase sempre, possui uma coloração esverdeada.
A Via Láctea a partir da ISS
Em 2015, durante a passagem da Estação Espacial no oceano Pacífico, mais especificamente, na ilha de Kiribati.
Assim, ao analisar atentamente a fotografia, fica perceptível enxergar algumas manchas escuras.
Que nada mais são que nuvens densas de poeira, que acabam por obscurecer o brilho das estrelas ao redor. Por fim, na parte direita, é possível notar a presença de um flash, que ilumina as nuvens presentes e refletem nos painéis da ISS.
Estrelas em movimento
Como é de conhecimento público, a ISS é uma estação que se move a uma velocidade de 29.000 km / h. Durante o ano de 2012, enquanto estava a bordo da estação, o astronauta Don Pettit capturou um total de 72 imagens e posteriormente, as compilou para chegar a esse resultado. Na fotografia final, é algo impressionante, onde nossos olhos são agraciados com estrelas em círculos no céu.
Lago Van, Turquia
O maior lago alcalino existente na Terra e está localizado no extremo leste da Turquia, nas montanhas armênias.
Assim, devido ao fato de não possuir uma bacia, a água presente no local só desaparece quando evaporada.
Como resultado, acumula uma grande quantidade de sal, e deixando o seu pH na faixa dos 10. Dessa forma, a imagem vencedora do torneio da NASA, também é possível avistar redemoinhos. Sendo esses compostos de carbonato de cálcio e matéria orgânica.
Site original: https://socientifica.com.br/