CAMPO GRANDE (MS) – O secretário de Estado de Saúde (SES), Geraldo Resende, anunciou na manhã desta sexta-feira (4), em live de divulgação do boletim epidemiológico , conforme o ContilNet noticiou, que o estado de São Paulo, também irá disponibilizar leitos para pacientes covid-19 de Mato Grosso do Sul. O estado de Rondônia já havia liberado leitos para MS, tendo um paciente sido encaminhado na quarta-feira (2) e mais oito, do segundo maior município estadual, Dourados, já estão a caminho de Porto Velho, capital rondonense.
Conforme o titular da SES, hoje o governo paulista disponibilizou 10 vagas no Hospital de Base, em São José do Rio Preto. O secretário, ressaltou quadro dramático que estamos vivendo. “Estamos batendo recordes de contaminação e mortes no País. Inacreditável e infelizmente, há falta de colaboração da população, que teima em achar que a vida está normal”, lamentou Resende.
Rondônia já havia sinalizado a disponibilidade de 10 leitos pelo secretário Fernando Rodrigues Máximo (Saúde) e pelo governador do Estado de Rondônia, Marcos Rocha, para o Estado. Oito pacientes da Upa de Dourados, entre 29 e 79 anos, foram escolhidos seguindo critérios médicos e parâmetros estabelecidos pela regulação, pois precisam ter condições de suportar, sem riscos, uma viagem aérea.
Eles saíram hoje de Dourados em ambulâncias para Campo Grande e devem embarcar num voo da Força Aéreas Brasileira (Fab) para Porto Velho (RO).
UTIs lotadas
O boletim epidemiológico de hoje, ou de alguns dias, traz números de ocupações de leitos no limite ou já passados do tamanho, nas quatro macrorregiões. Também hoje, o Estado ultrapassou uma marca triste de 7 mil mortes, desde início da pandemia.