Acre tem menor percentual do país na ocupação de leitos de UTI Covid-19, diz Fiocruz

O índice de ocupação dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) segue baixando no Acre. O Estado está com o melhor cenário do país, com apenas 7% da capacidade total com pacientes em estado grave doença, de acordo com o levantamento realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e publicado nesta quinta-feira (9).

O observatório anterior, lançado no último dia 3 de setembro, apontava para ocupação de 9% das UTIs no Acre – apresentando agora uma redução de mais de 20%.

A única unidade em situação crítica é Roraima, com 82% das UTIs ocupadas. Goiás está no nível médio de alerta, com 62%, e o restante dos Estado em baixo nível, sem oferecer riscos de colapso do Sistema Único de Saúde (SUS) até o momento.

Pode ser uma imagem de mapa e texto que diz "TAXA DE OCUPAÇÃO (%) DE LEITOS DE UTI COVID-19 PARA PARAADULTOS 82 16 34 AM 35 PA 42 MA 30 RN 38 CE 41 47 RO 20 41 TO 43 PE 43 MT 30 BA 20 SE 52 GO 34 MS 29 MG Alerta 49 ES Baixo 33 Médio Crítico 57 PR 66 RJ 47 51 RS Observatório Covid-"

Em todo o Brasil, a incidência de casos confirmados na última semana epidemiológica caiu 2,4% ao dia e a taxa de positividade dos testes também está em queda.

“Entretanto, pesquisadores alertam para a necessidade de atenção frente à hipótese de agravamento da pandemia, sobretudo pela difusão da variante Delta no momento em que grande parte da população ainda não completou o esquema vacinal”, disse a Friocruz em nota.

O consórcio brasileiro de veículos de imprensa informou nesta quinta-feira (9) que o Acre também está em queda no número de novas mortes ocasionadas pelo vírus que já tirou a vida de mais de 1800 acreanos. A redução é de 80% e é uma variação da média dos 7 últimos dias em relação à média de duas semanas atrás.

PUBLICIDADE