Índice de confiança do consumidor do país volta a subir; crescimento foi de um ponto percentual

Boletim da Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgado nesta segunda-feira (25) mostra que o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido pela instituição, subiu 1 ponto de setembro para outubro deste ano e interrompeu uma trajetória de dois meses em queda. O indicador chegou a 76,3 pontos, numa escala de zero a 200 pontos.

De acordo com o boletim, a alta foi influenciada principalmente pelo Índice de Expectativas, que mede a confiança do consumidor brasileiro no futuro. O subíndice subiu 1,3 ponto, atingindo 82,4 pontos em outubro, puxado pela melhora das perspectivas sobre a situação financeira familiar.

O Índice da Situação Atual, que mede a percepção do consumidor sobre o presente, variou 0,2 ponto e chegou a 69 pontos.

“Contudo, consumidores se mantêm cautelosos em relação à intenção de compra de bens duráveis. O aumento da incerteza, o aumento dos preços e a demanda represada por serviços na pandemia podem estar contribuindo para frear o consumo desses produtos”, diz o boletim.

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