Apresentada de 20 formas diferentes, uma crise de enxaqueca pode durar até 72 horas, causa dor muito intensa intervalada por períodos sem sintomas, provoca náuseas ou vômitos, visão deturpada, dormência e até desorientação. Sim, falamos das (terríveis) enxaquecas.
A boa notícia é que existem estratégias para aliviar os sintomas. Tome nota destas oito dicas divulgadas na revista Seleções.
1- Não fique em jejum durante várias horas.
Deve comer regularmente para evitar uma queda nos valores de açúcar no sangue e seguir uma alimentação equilibrada e diversificada. Privilegie alimentos ricos em magnésio, como o abacate, a abóbora, o arroz e o amaranto. Esteja também atento a uma possível carência de riboflavina (presente na carne de aves, cogumelos e quinoa, por exemplo), responsável por fortalecer o sistema imunológico. Para aliviar os sintomas, inclua alimentos ricos em ácidos gordos ômega-3 (como o salmão, sementes de chia e nozes) e em tripofano (queijo, amendoins, ovo, ervilhas e, entre outros, abacate), um aminoácido associado à produção do neurotransmissor serotonina. Se os sintomas incluírem náuseas, consuma gengibre, quer em chá ou cristalizado.
2- Aplique gelo, envolvido num pano, ou uma toalha úmida em água fria na testa para aliviar os sintomas.
3- Aposte em óleos. Esfregue a região das têmporas, testa e do pescoço com algumas gotas de essência de erva-cidreira, óleo de hortelã, cravo ou alecrim. Atenção: não é indicado para quem sofre de dermatite e para crianças com menos de dois anos.
4- Coloque uma casca de limão sobre as têmporas. A parte interna deve estar em contato com a pele, mas antes deve remover a membrana branca.
5- Borrife um pano de algodão com suco fresco de tanchagem e coloque-o na testa.
6- Faça compressas quentes. Coloque linhaça, cebola picada ou batatas quentes amassadas num pano de algodão sobre o pescoço até que a compressa esfrie.
7- Vá para o escuro e deite-se.
8- Mergulhe os pés em água quente e vá aumentando a temperatura. Este procedimento deve demorar cerca de 15 minutos.