O prefeito Tião Bocalom (PP) oficializou o decreto de situação de emergência no serviço de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros do Município de Rio Branco no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (21).
Segundo a publicação, o objetivo do decreto é regularizar o serviço público e garantir a segurança da sociedade e a ordem pública municipal, autorizando a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Rio Branco – RBTrans, a proceder à imediata prestação do serviço de transporte público coletivo de forma direta ou, em caráter emergencial, indireta, da empresa Auto Aviação Floresta, pelo prazo de 120 dias.
Com a situação de emergência, a administração, de forma excepcional, fica autoriza a permitir que outra empresa, desde que preenchidos todos os requisitos legais de trafegabilidade, possa atuar nas linhas que estão sob a responsabilidade da Empresa Auto Viação Floresta, auxiliando o Município na prestação regular e segura dos serviços. A a RBTrans já consultou outras empresas que possam ser licitadas para realizar o serviço, entre elas a Transacreana e a Eucatur -, mas ainda não obteve respostas.
O decreto foi anunciado pelo prefeito na segunda (20), após a empresa Auto Aviação Floresta abandonar os serviços na capital acreana, deixando sem transporte moradores de diversos bairros, inclusive da Cidade do Povo, Amapá, Seis de Agosto, Judia, Belo Jardim l e ll, Irineu Serra, Bahia, Carandá, Cabreúva, Aeroporto Velho, Floresta eWanderley Dantas.