Desde o mês de novembro o fluxo de pessoas se intensificou na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruzeiro do Sul, com os sintomas da doença mão, pé e boca, malária, dengue e agora com sintomas gripais semelhantes ao da Covid-19.
Segundo o gerente da UPA Macson Rosas, 70 % das pessoas que procuram atendimento médico são com sintomas gripais.
Visando descongestionar o sistema público no município, devido a procura por testes p detectar Influenza A, Influenza B e Covid-19, o laboratório Citolab fez uma doação de mais de 600 testes para a UPA de Cruzeiro do Sul. “O laboratório Citolab está doando para Cruzeiro do Sul, 600 testes da Influenza AB, mais a Covid-19, junto com os nossos equipamentos e equipe técnica, para que em parceria com a equipe da UPA, minimizar os casos da gripe H1N1. Nesse sentido fraterno de natal, o laboratório está fazendo essa doação”, afirmou Lindemberg Chaves, empresário.
A busca por atendimento na UPA teve um aumento onde a média de 160 pessoas por dia subiu para 215 pacientes dia, para serem atendidos por dois médicos plantonistas.
Visando a necessidade do apoio técnico, o laboratório Citolab disponibilizou um equipamento de ultima geração para os procedimentos dos resultados. “Todo suporte técnico está sendo elaborado e treinado com a equipe da UPA. É uma forma de gratidão e parceria de estarmos ajudando uns aos outros”.