Véspera de Natal: ContilNet explica motivo de comemorações iniciarem dia 24

O Natal, comemorado em 25 de dezembro, é uma festa em celebração ao nascimento de Jesus Cristo que, segundo historiadores, foi criada nos tempos do Império Romano. No Brasil, muitas famílias iniciam as comemorações na véspera de Natal, em que compartilham a ceia e trocam os presentes, mas poucas pessoas conhecem o motivo das comemorações iniciarem dia 24 de dezembro.

É uma tradição. A Igreja Católica segue algumas tradições antigas, principalmente em celebrações como a Páscoa e o nascimento de Jesus Cristo e, na Bíblia não há escrito o horário exato do nascimento de Cristo, apenas é descrito que aconteceu durante a noite e, por isso, há muitos anos a Missa do Galo era realizada à meia-noite, horário em que o galo cantou anunciando a chegada de Jesus, segundo a fé católica.

A Missa do Galo acontecia logo nas primeiras horas do dia 25 de dezembro e a ceia era compartilhada após a missa, geralmente às duas ou três horas, mas as celebrações passaram a iniciar cada vez mais cedo na véspera de Natal.

Raimunda da Silva, católica praticante, lembra que a missa em celebração ao nascimento de Jesus, começava exatamente à meia-noite e que a família começava a jantar às três da manhã do dia 25 de dezembro.

“Eu acredito que a missa de celebração do Natal tenha passado para a véspera pela violência que aumentou desde os anos 80, eu lembro de ir à missa com minha família e os fiéis se habituaram com esse costume, mas ainda há muitas famílias que jantam apenas depois da meia-noite”, conta.

PUBLICIDADE