Alguns ônibus da empresa paulista Ricco Transportes, que devem operar na capital acreana nos próximos dias, já estão recebendo o emplacamento de Rio branco no Departamento de Trânsito do Acre (Detran), conforme uma determinação do prefeito Tião Bocalom.
De acordo com o assessor de comunicação da Prefeitura, Ailton Oliveira, os veículos estão chegando em quantidade pequena e aos poucos. 30 dos 51 ônibus disponibilizados possuem ar-condicionado.
Com a transferência das placas para Rio Branco, o intuito de Bocalom é que o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) seja recolhido na cidade. “Para beneficiar a nossa economia e a população rio-branquense”, disse o jornalista.
A licitada vai atuar no lugar da Aviação Floresta – empresa que abandonou algumas linhas em Rio Branco gerando uma crise no transporte coletivo e até decreto de emergência assinado pelo chefe do executivo.
O prefeito anunciou ainda no final do ano passado que nenhuma companhia tinha o interesse de atuar em Rio Branco, por dificuldades envolvendo lucros e burocracias. A Ricco foi a única que se dispôs a realizar o serviço.
Os veículos só vão começar a circular pelas ruas quando o restante chegar a Rio Branco e passar pelo mesmo processo. A Prefeitura ainda não tem uma data definida.